Campanha de Vacinação Anti-rábica é iniciada pela zona de expansão
Nesta manhã, o trabalho começou pelo povoado Aloque, bairro Jabotiana, e loteamento Senhor do Bonfim, bairro Soledade. Os agentes saíram de casa em casa à procura dos animais para realizar a imunização. O bairro Santa Maria e o Mosqueiro também compreendem a zona de expansão da capital e serão visitados nos próximos dias. Na primeira etapa da campanha que aconteceu em maio deste ano, a SMS imunizou, em quatro dias de operação somente nessas localidades, 2.064 animais.
Para esta segunda etapa, incluindo a zona de expansão e a zona urbana, a meta foi estabelecida em 80 mil animais, sendo 65 mil cães e 15 mil gatos. Segundo a coordenadora do CCZ, Gina Blinofi, a realização da campanha duas vezes ao ano permite que o processo de erradicação da raiva nesses animais seja acelerado, já que, de acordo com as pesquisas, a completa imunização é garantida a partir da quinta dose. “Sendo assim é possível que a população canina e felina da capital esteja completamente imunizada em dois anos e meio”, explica.
Os animais da zona de expansão que não forem vacinados durante esses quatro dias podem ainda procurar um dos 90 postos espalhados pela cidade. “Em alguns casos acontece do dono não estar em casa, então ele tem mais uma oportunidade de deixar o seu animal livre do vírus da raiva”, completa Gina.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Campanha de Vacinação Antirábica é iniciada pela zona de expansão – Fotos: Ascom/SMS