[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Começa na próxima segunda-feira, dia 22, a aplicação da segunda dose da Campanha de Vacinação Anti-rábica em Aracaju. Até o dia 27 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende imunizar a população canina e felina existente nos vários bairros da cidade.

Com o tema Raiva não é coisa de amigo, a campanha será organizada de maneira que de 22 a 25 um posto volante visitará a área de expansão, da seguinte forma: dia 22 pela manhã no Largo d’Aparecida e Povoado Aloque e de 22 (tarde) a 25 no Povoado Robalo, Areia Branca e Mosqueiro. Nos dias 26 e 27, a campanha se concentrará nos bairros da zona urbana.

Durante a primeira etapa foram vacinados mais de 53 mil animais, entre cães e gatos. A meta agora é imunizar 66.330 animais, sendo 47.330 cães e 19 mil gatos. Para isso, 380 profissionais estarão dedicados à campanha a fim de erradicar a raiva, uma doença infecciosa aguda e mortal que acomete animais mamíferos, inclusive o homem, cuja transmissão ocorre através da mordida, arranhões ou lambeduras de animais contaminados com o vírus da doença.

Em Aracaju, desde o ano 2000 até o mês de maio desse ano foram constatados 17 casos de raiva, o que faz crer que tomando os devidos cuidados é possível evitar males futuros.

Além da vacinação existem alguns cuidados que podem ser tomados, como por exemplo, ao sair com o animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira; nunca o provoque; não tocar em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando e não apartar brigas e nem mexer com fêmeas e suas crias.

Mas se com todas as prevenções ocorrer um caso de agressão, existem algumas dicas de comportamento da vítima:
1-Lavar imediatamente o ferimento com água corrente e sabão;
2-Procurar assistência médica e de enfermagem no Posto de Saúde mais próximo;
3-Identificar o animal agressor e seu proprietário;
4- Observar o comportamento do animal durante dez dias;
5-Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, comunique ao Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Av. Carlos Rodrigues da Cruz, 60, Bairro Capucho ou através do telefones 259-2823 / 259-3395 / 259-4585.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.