[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ao fim da terceira semana de mobilização, a Campanha ´Calçada Livre´, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), já apresenta resultados positivos. Mais conscientes de seus direitos, os pedestres têm exigido o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no tocante à liberação das calçadas. A mudança de postura é consequência dos trabalhos realizados pelos educadores de trânsito, que têm distribuído material informativo – folhetos, autos de infração, adesivos – em ruas e avenidas da capital.

Paralelamente aos trabalhos junto aos pedestres, a equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), formada por cerca de 40 pessoas, tem atuado conscientizando os condutores para a necessidade de desobstruir as calçadas e, dessa maneira, garantir a mobilidade urbana. “Os resultados têm sido surpreendentes. Nós temos percebido uma grande adesão da sociedade”, comenta o coordenador de educação para o trânsito da SMTT, Samuel Albuquerque, acrescentando de cerca de 10 mil aracajuanos já foram sensibilizados até agora.

Ele explica que esta primeira fase da campanha, voltada para a educação de pedestres e condutores, será encerrada no dia 1º de julho, quando terá início a etapa de caráter punitivo. Os infratores poderão ser multados e somar pontos da carteira de habilitação, conforme previsto nos artigos 181 e 182 do CTB. Os trabalhos serão concluídos no próximo dia 31. Ainda segundo Samuel, a SMTT espera que os reflexos da ´Calçada Livre´ sejam duradouros. “Acreditamos na civilidade das pessoas e por isso estamos apostando na educação dos cidadãos”, destaca.

Preocupação

A campanha surgiu a partir de um estudo que constatou o aumento do número de atropelamentos em Aracaju nos últimos anos. As vítimas eram, na maioria das vezes, pedestres que transitavam pela rua ou avenida por causa da impossibilidade de caminhar pela calçada devido a obstrução por carros e outros obstáculos. Os dados preocuparam o prefeito Edvaldo Nogueira, que resolveu combater o problema.

“Fizemos um levantamento para saber quais são os pontos críticos e identificamos zonas em que a ocupação das calçadas por automóveis é mais evidente. Alguns desses locais são as avenidas Pedro Calazans, Coelho e Campos, Gonçalo Prado Rollemberg e a área das clínicas, no bairro São José. Nesses lugares os trabalhos estão sendo intensificados”, ressalta o superintendente Antônio Samarone.

Desde 23 de abril, quando a campanha começou, os educadores já visitaram os seguintes bairros: Centro, São José, Siqueira Campos, Índio Palentim, Luzia, Ponto Novo, Grageru, São Conrado, 13 de Julho. A equipe vai passar ainda pelos bairros América e Santos Dumont, além dos terminais de integração do DIA, Atalaia, rodoviárias velha e nova, mercado e Maracaju; dos calçadões das ruas João Pessoa e Laranjeiras; e das avenidas críticas já citadas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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