[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de turismo (Emsetur) realizaram na manhã desta sexta-feira, 24, um café da manhã com a imprensa sergipana, no Aruanã Eco Praia Hotel, onde foram divulgados os números do crescimento do turismo no estado e o calendário de eventos da Setur/ Emsetur.

“A ideia é tornar público o calendário de ações captadas por nós para o turismo sergipano”, comentou o secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha. O evento contou com presença das prefeituras de Canindé de São Francisco e Santana do São Francisco, além da presença do Aracaju Convention & Visitors Bureau (AC&VB), do secretário de Estado de Esportes, Maurício Pimentel.

Elber Batalha apresentou todo o calendário de eventos de janeiro a dezembro. Foram apresentadas algumas pesquisas realizadas pela Emsetur que mostraram o grande desenvolvimento turístico em Sergipe nos últimos dois anos e a satisfação dos turistas que visitam Sergipe.

“A apresentação desse calendário é também uma complementação da capacitação do trabalho desenvolvido pelo Aracaju Convention & Visitors Bureau (AC&VB). É fundamental mostrar esse conhecimento para a imprensa do Estado”, afirmou Sérgio Araújo, diretor-presidente do AC&VB.

Eventos

Dentre os destaques turísticos sergipanos apresentados pelo secretário  de Estado de Turismo, estavam Xingó, Foz do São Francisco, todo o litoral sul, o catamarã Aracaju, com o Barco do Forró e o City Tour pela capital sergipana. ‘Sergipe Encantador’, a nova marca do turismo de Sergipe criada pelo Marketing da Emsetur, também foi apresentada a todos durante a reunião.

Elber pontuou que, apesar do calendário estar finalizado, apenas as prefeituras de Canindé, Aracaju e Laranjeiras enviaram suas ações e programas para serem inclusos no calendário da Emsetur. Porém, isso não invalida que outros eventos sejam inseridos na programação da secretaria no decorrer do ano. Para Julho de 2012, a Secretaria irá lançar o projeto Turismo Interno, com a intenção de proporcionar que o sergipano conheça seu estado. “O projeto, mais conhecido como ‘Sergipanidade’, oferecerá descontos nos programas turísticos, facilitando para que o sergipano seja conhecedor de sua terra. Quero que cada um de nós se torne um guia turístico de Sergipe”, declarou o gestor.

Alguns eventos importantes foram destacados como o campeonato de Snipe e o campeonato brasileiro de Motocross. Sergipe é o único estado do Nordeste que realiza essa competição, trazendo maior visibilidade do estado no cenário nacional.

Crescimento

Foi apresentada também uma pesquisa da Infraero que deixou clara a evolução do fluxo aeroportuário em Aracaju. O número de passageiros em movimentação no aeroporto aumentou em quase 153 mil em 2011, em relação a 2010. Ainda de acordo com a Infraero, esses números prometem aumentar em 2012. Em Janeiro, a evolução das operações de voos teve um grande crescimento, passando para 49 operações/dia.

Investimentos

Em relação aos investimentos que estão sendo feitos no turismo sergipano, Elber também falou sobre a presença do Banco Internamericano de Desenvolvimento (BID) em Sergipe.

“A missão do BID vai estar em Sergipe próxima semana e fará a avaliação dos projetos apresentados pelo Governo do Estado. Essa missão do institucional visa a liberação do empréstimo de  U$100 milhões de dólares que serão investidos no turismo de Sergipe, em infraestrutura turística, capacitação profissional, estruturação ambiental, enfim, tudo será englobado por esse projeto, sendo um marco divisor do turismo, antes e depois desse investimento do BID “, disse Elber Batalha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.