[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE) que residem no bairro Santa Maria poderão ser inseridos em escolas da rede municipal, estadual e demais instituições de assistência à referida clientela, através de uma pré-matrícula que será realizado amanhã, 21, das 8 horas às 17 horas, na Escola Estadual Albano Franco, localizada nesse bairro. Até o dia 22, as crianças e jovens interessados deverão comparecer ao local acompanhados pelos pais ou responsáveis, onde levarão consigo certidão de nascimento, um laudo médico (caso disponham) e comprovante de residência para o preenchimento de uma ficha técnica.

O principal objetivo do cadastramento é oferecer aos PNEE a devida orientação quanto aos recursos oferecidos pelo sistema público escolar, encaminhando-os aos estabelecimentos de ensino capacitados em suprir quaisquer necessidades educativas. Um princípio, que segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Fátima Reis, tem sido aplicado de forma coerente, acolhendo um percentual cada vez maior de portadores nas escolas do município.

“Desde 1991, as escolas municipais têm abraçado a causa que envolve os PNEE, seja idealizando projetos educativos, implantando salas de recursos ou incorporando profissionais especializados nesse processo. Isso justifica a grande procura por vagas em escolas já adaptadas ao acolhimento”, destacou a coordenadora.

Uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, além de dois médicos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estará presente no local para uma avaliação diagnóstica dos candidatos. A partir da observação e coleta de dados, os profissionais indicarão o estabelecimento de ensino a que será designado o portador.

“Diagnosticados os casos de deficiência visual, os alunos poderão ser direcionados ao Centro de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais, o CAP. Os deficientes auditivos serão designados às escolas públicas, onde utilizarão uma sala de recursos como as já implantadas nas escolas municipais Oscar Nascimento e Áurea Zamor”, explicou a técnica do Núcleo de Educação Especial da Semed, Jailma Rezende.

Para que o sistema de pré-matrículas fosse dinamizado, o Ministério Público, através das secretarias Municipal e Estadual da Educação, realizou o Censo Escolar, que também disponibilizou o levantamento dos portadores que se encontravam fora das unidades de ensino. Complementando o trabalho de detecção, os agentes municipais de saúde percorreram o bairro Santa Maria no ano passado, a fim de localizar e estimular crianças e jovens a participarem do cadastramento. Com base nos dados obtidos, foram instalados postos de inscrições em locais estratégicos, o que facilitou o processo de inclusão.

Novo cadastramento
Nos dias 28 e 29 será realizado um novo cadastramento, desta vez, na Escola Municipal de Ensino Fundamental ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no bairro Industrial. Os interessados poderão se dirigir ao local também entre as 8 horas e 17 horas, acompanhados pelos pais ou responsáveis.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.