[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) vai recolher o cadastro dos trabalhadores da cana-de-açúcar nos municípios produtores em duas etapas divididas em: 1º e 3 de março para os municípios com menor números de inscritos e 30 e 31 de março para restante das cidades contempladas. O cadastramento segue normalmente até o dia 28 deste mês.

Na edição 2011 do programa para a cana-de-açúcar, as cidades de Capela, Laranjeiras, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Siriri, Areia Branca, Japaratuba, Maruim, Japoatã, Riachuelo, Rosário do Catete, Pacatuba, Santo Amaro e São Cristóvão serão contempladas.

Segundo o assessor técnico do Departamento de Renda e de Cidadania (DRC) da Seides, Melquiades de Freitas, a expectativa de maior número de beneficiários nesta fase do programa é no município de Capela. “No ano passado em Capela tivemos cerca de 729 pessoas cadastradas que receberam o benefício. Este ano a gente está trabalhando com uma expectativa de 1,5 mil cadastros”, destacou.

Para receber o benefício, o trabalhador rural deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e pertencer a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Além disso, o beneficiado precisa ser residente do município contemplado pelo programa. No total, o Mão Amiga atende a 28 municípios e 10 mil famílias sergipanas são beneficiadas.

Capacitações

O projeto Mão Amiga foi criado em 2009 por lei estadual com o objetivo de reduzir os efeitos negativos causados pela ausência de trabalho durante a entressafra. Durante os quatro meses é pago um benefício mensal no valor de R$ 190.

A contrapartida do programa é fazer com que os trabalhadores rurais participem de capacitações de acordo com o nível de escolaridade. Na impossibilidade de se capacitar, o trabalhador rural beneficiado deve indicar um membro da família.

As capacitações têm duração mínima de 60 horas e estão direcionadas para a área agrícola, se o trabalhador já for alfabetizado. Caso não seja, o programa oferece um curso de alfabetização para, na próxima entressafra, o trabalhador rural se qualificar com o curso agrícola.

Certificados

Durante toda a próxima semana o Governo do Estado vai entregar cerca de 5 mil certificados aos trabalhadores da laranja que foram capacitados pelo programa este ano. As entregas acontecerão nos 14 municípios beneficiados de acordo com o cronograma abaixo:

Dia 14 – Tomar do Geru e Itabaianinha
Dia 15 – Riachão do Dantas e Umbaúba
Dia 16 – Lagarto e Salgado
Dia 17 – Arauá e Estância
Dia 18 – Indiaroba e Santa Luzia
Dia 21 – Pedrinhas e Boquim
Dia 22 – Itaporanga e Cristinápolis

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.