Cadastramento de catadores de laranja para o ‘Mão Amiga’ vai até dia 9
O prazo de cadastramento dos catadores de laranja beneficiados pelo programa de transferência de renda e estímulo à cidadania ‘Mão Amiga’ termina na próxima sexta-feira, dia 9, para os 14 municípios assistidos pelo programa: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga, Lagarto, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba.
Os beneficiários devem procurar os escritórios das Empresas de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) de suas cidades, levando Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho para a efetivação do cadastro. Apenas documentos legíveis serão aceitos para o cadastro. Em Pedrinhas, o cadastro está sendo feito na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A diretora do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) da Secretaria Estadual de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Heleonora Cerqueira,explicou que após o encerramento, a secretaria fará um levantamento do quantitativo de catadores cadastrados. “Nos dias 12 e 14 de setembro, vamos recolher os cadastros para averiguar a quantidade de trabalhadores inscritos, mas a expectativa é de que esse número chegue a cinco mil”.
O Programa
O ‘Mão Amiga’ existe desde 2009 e beneficia trabalhadores das culturas da laranja e da cana-de-açúcar no período de entressafra: de dezembro a fevereiro no caso da laranja, e de maio a agosto no caso da cana. Até o momento, mais de 14,5 mil trabalhadores rurais foram beneficiados pelo programa, num investimento federal e estadual de mais de R$ 14,5 milhões.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Cadastramento de catadores de laranja para o ‘Mão Amiga’ vai até dia 9 – Fotos: Edinah Mary/Seides