Cadastradores sociais da PMA visitam casas de assentamentos precários no bairro Santa Maria
A iniciativa é da PMA, realizada por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Planejamento (Seplan) e Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). “Essa é uma nova inclusão das famílias no Cadastro Único, que é o mesmo cadastro do programa Bolsa Família. Essas pessoas estão cadastradas desde 2004 e são inscritas nos projetos sociais do Governo Federal e da Prefeitura”, afirma a coordenadora do recadastramento, a assistente social Maria das Graças Oliveira.
Além do Bolsa Família, as famílias podem participar do Programa Moradia Cidadã, que proporciona o sonho da casa própria à população com renda familiar bruta entre R$ 600 e R$ 1.800. A dona de casa Valdirene dos Santos é mãe de dois filhos e participa do Bolsa Família. Ela chefia uma das famílias do Morro do Avião beneficiadas pelo recadastramento. “Esse trabalho tem que continuar, porque aqui não é lugar pra se morar”, conta.
“Fazemos o cadastro de casa em casa para efetuar, basicamente, três projetos integrados: PAC (Programa de Atendimento Comunitário); Programa de Inclusão Produtiva; e o Programa Ambiental”, frisa Maria das Graças. Segundo ela, à medida que as pessoas forem remanejadas, a Prefeitura vai recuperar a área ambiental degradada. “Todo o entorno do Morro do Avião, por exemplo, vai ser feito o replantio das árvores e não haverá mais ocupação”.
Atenção ao uniforme
Nesta etapa de recadastramento, estão sendo realizadas a identificação das famílias e o reconhecimento das casas por meio de adesivos afixados nas portas. Estes procedimentos têm por objetivo atender ao projeto de urbanização realizado pela Prefeitura. E a capacitação profissional também é prioridade, por meio dos cursos oferecidos pela Fundat.
As famílias cadastradas no Bolsa Família podem participar do Programa de Inclusão Produtiva, executado pela Semasc em Aracaju. Os cursos profissionalizantes oferecem meios de geração de renda e alternativas para autonomia financeira dessas pessoas.
“Esse recadastramento mostra a preocupação que a Prefeitura tem com as famílias das comunidades carentes, como é o caso de locais insalubres dos bairros Coroa do Meio, Coqueiral e Santa Maria”, lembra Maria das Graças, que comanda uma equipe de 20 cadastradores sociais e dois estagiários de Serviço Social. Os responsáveis pelo cadastro estão identificados com crachá de identificação, com camisas de cor branca, com os dizeres ´Cadastrador Social´ e portando as marcas da Prefeitura de Aracaju, Fundat, Semasc e Seplan.
Diante de denúncias de que algumas pessoas estariam aproveitando o recadastramento para tirar vantagens financeiras da população, a PMA informa que a ação é realizada de forma gratuita e que nenhum cadastrador social cobra para efetuar o processo. A PMA orienta a população a não efetuar nenhum tipo de pagamento por este serviço e fazer as denúncias por meio dos telefones: (79) 3218-7818 / 3218-7860.
Veja mais…
GOLPE – Alerta importante da Prefeitura de Aracaju à população do bairro Santa Maria[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]