[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Brincar, brincar, brincar. Esse foi um dos verbos mais praticados por centenas de crianças da Sociedade Protetora Amélia Leite assim como do Externato São Francisco de Assis, ambos localizados no Bairro Suissa, que receberam na manhã dessa sexta-feira, 01, brinquedos a partir do projeto Reutilize Alegria, idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Encontrando-se em sua terceira edição, a iniciativa tem uma proposta incentivadora já que ela ajuda crianças carentes de diversas instituições do estado usando a temática dos 5R’s ambientais (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) diante a sua rotina.

“Esse projeto além de proteger o meio ambiente evita que brinquedos sejam jogados fora, afinal, essa ação possibilita uma reflexão para os sergipanos em função das mudanças de posturas frente à reutilização de materiais, tendo como destaque a valorização da concessão coletiva e o sentimento de solidariedade com as gerações presentes”, apontou a coordenadora do projeto, Tânia Ribeiro.

Pura Alegria

Mesmo não sendo Dia das Crianças, a entrega dos brinquedos nas instituições filantrópicas foi motivo de festa e diversão, já que estes tendem a desenvolver nas crianças elementos fundamentais na formação do seu caráter. A fantasia de um brinquedo permite ainda que elas pratiquem melhor suas habilidades emocionais, sociais, experimentando novos sentimentos. Prova disso, foi à alegria da estudante Laura Gabriele, 06, que ganhou um kit de panelas.”Agora serei uma dona de casa completa com esse jogo de panelinhas! Irei fazer tanta comidinha, que minhas bonecas vão enjoar”, revelou Laura Gabriele.

Outro benefício que um brinquedo pode causar na vida de uma criança é que ela pode colocar em prática todo o conteúdo escolar, já que estes elementos educativos funcionam como uma verdadeira ponte entre aquilo que é ignorado para o que é conhecido. “Como muitos alunos receberam brinquedos como quebra-cabeças, jogos educativos, ursos, de uma forma lúdica esses materiais irão trazer muitos benefícios para eles”, ponderou a educadora Elaine Barros.

E como forma de aprendizagem mútua através dessas doações, a aluna Maria Laisa, 06, que recebeu uma tartaruga com elementos geométricos já foi dizendo para a sua professora o que poderia aprender com esse brinquedo. “Posso aprender sobre varias coisas, como matemática, a identificação das cores, como colocar as peças”, afirmou.

Até o final desse mês, o Reutilize Alegria irá entregar brinquedos para inúmeras instituições filantrópicas da capital.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.