[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os municípios de Simão Dias, Maruim, Barra dos Coqueiros, Rosário do Catete e Laranjeiras estarão recebendo a brigada itinerante de combate à dengue neste mês de abril. Mais de 100 agentes de endemias mantidos pela secretaria de Estado da Saúde (SES) estarão se somando aos agentes de cada um dos municípios, no trabalho combativo e preventivo, com o objetivo de reduzir a infestação do mosquito da dengue nas localidades.
 
Juntos, agentes de endemias do Estado e dos municípios, formarão uma equipe de 130 profissionais, que trabalharão na buscativa, tratamento e destruição de criadouros e focos do mosquito Aedes Aegypti. “O envio dos nossos agentes aos municípios representa um reforço das ações de combate à dengue. Conseguimos realizar em dois ou três dias um trabalho que o município sozinho leva em torno de dois meses para executar”, informou a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.
 
A brigada itinerante atua nas zonas urbana e rural e, segundo Sidney Sá, o campo recebe um tratado mais intensificado, já que é nesta área que os municípios sentem mais dificuldade em atuar. A presença da brigada itinerante no interior do estado se dá tanto a partir da solicitação dos municípios, como também de acordo com a avaliação técnica da Diretoria da Atenção Epidemiológica.
 
“No trabalho de controle do vetor, avaliamos a situação entomológica de cada município e quando detectamos que a presença do vetor alcança a classificação de alto ou médio risco para uma epidemia de dengue, entramos em ação, independente de haver ou não solicitação do município”, esclareceu a gerente do Núcleo de Endemias.
 
Municípios

A brigada itinerante esteve no município de Simão Dias nos dias 5, 6 e7 abril; em Maruim, estará nos dias 11 e 12; na Barra dos Coqueiros de 13 a 15: em Rosário do Catete nos dias 19 e 20; e em Laranjeiras de 26 a 28 de abril.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.