[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o tema ‘Um olhar diferenciado sobre a Biblioteca Pública: impactos da gestão inovadora’, acontece entre os dias 24 e 28 deste mês na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) o Curso de aperfeiçoamento e multiplicador dos profissionais que atuam nas bibliotecas públicas do país. A iniciativa, que tem o patrocínio da Petrobras e realização do Ministério da Cultura através da Fundação Biblioteca Nacional, Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da BPED e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas/SE.

O curso, que é mediado pela bibliotecária recifense, Eva Menezes, acontece em cinco encontros e pretende capacitar os participantes a atuarem como agentes de intervenção social nas bibliotecas que coordenam. Sônia Carvalho, diretora da BPED, explica que as Bibliotecas Públicas, acompanhando o mundo globalizado necessitam se modernizar, aumentando consequentemente a capacidade e a qualidade do atendimento ao público.

“Este é um curso inovador em Sergipe, e nos sentimos lisonjeados em estar sediando este encontro. Hoje, as novas tecnologias estão ai, com atrativos enormes. A biblioteca precisa fazer a diferença para conquistar ainda mais leitores. Dessa forma este curso foi proposto para encontrar estratégias de diálogo e de incentivo, a fim de cativar o público a frequentar sempre as bibliotecas”, assegurou.

A facilitadora Eva Menezes defende que o curso é idealizado para atender àqueles que coordenam as bibliotecas, a fim de capacitá-los a trabalhar a idéia da biblioteca pública como um elemento integrante do cotidiano das pessoas. “O nosso grande desafio é mostrar aos participantes do curso que a Biblioteca Pública deve ser um espaço de conscientização, para que as pessoas passem a perceber que ela é muito importante para o exercício da cidadania, passando a ver as bibliotecas não só como um espaço de leitura, e sim espaço cidadão”, completou Eva. 

Público

Tendo com público-alvo bibliotecários e diretores e coordenadores de bibliotecas de todo estado, o curso conta com a participação de 40 pessoas. Elas puderam interagir a partir de experiências vivenciadas em diferentes realidades, tornando o processo de aprendizado enriquecedor por ampliar o conhecimento de todos os envolvidos. A pedagoga Elizeni Silveira, que atua na Biblioteca Manoel Sukita Santos, no município de Capela, afirma que o curso está sendo extremamente proveitoso, pois permite uma nova experiência para aqueles que atuam nas bibliotecas do estado. “Estou gostando muito do curso, que além de estar sendo muito proveitoso profissionalmente, está nos permitindo conhecer colegas de profissão de outras cidades”, disse.

Jucilene Costa, diretora da Biblioteca Frei Honório Rito de Leão Brasil, na cidade de Porto da Folha, defende que o aprendizado adquirido durante o Curso de Aperfeiçoamento é o maior prêmio, visto que a partir de então poderá ter novos olhares sobre projetos na biblioteca que coordena. “A partir de agora é  elaborar novos projetos e buscar recursos, para aplicar tudo aquilo que aprendi aqui”, disse

Já Maria Reginalda, do município de Tomar do Geru, coordena a Biblioteca Padre Arnaldo Conceição de Matos, e se diz encantada com o curso.. “Estou muito feliz com o curso e espero que aconteçam outros, para melhorar ainda mais a qualidade das bibliotecas de Sergipe”, finalizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.