[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O tema ‘Memória e Reflexão’ estará em pauta até a próxima sexta-feira, dia 26, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) durante o XV Encontro Estadual do Proler e V Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP). Os eventos ocorrem simultaneamente e contarão com palestras, mesas-redondas, exposições, oficinas e apresentações artísticas.

Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do Proler/SE e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), Sonia Carvalho, destacou o trabalho que vem sendo feito pelas duas instituições no sentido de fomentar a formação de novos leitores, novos escritores e novos mediadores de leitura no Estado.

“Nós temos a honra de celebrar mais um ano de vida intensa. A biblioteca Epifânio Dória tem desempenhado um papel muito importante junto com o Proler e o Sistema e esse é o momento de celebrarmos as conquistas e plantarmos novas sementes para o futuro. Temos que renovar forças para mais uma, duas ou três décadas de vida. Não há dúvidas de que estamos no caminho certo”, declarou Sonia Carvalho.

O trabalho que vem sendo desempenhado pelo Proler e SEBP foi reconhecido pela coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Elisa Machado.

“Sergipe está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo. Fico muito feliz de ver o Proler e o Sistema Estadual trabalhando de forma articulada com a universidade e a sociedade, pois nós entendemos que o trabalho na área da cultura só avança e se fortalece em conjunto”, destacou.

Homenagens

A solenidade de abertura dos eventos foi marcada também por uma série de homenagens a pessoas e instituições que têm contribuído ao longo dos anos com o trabalho de incentivo à leitura no Estado e com a realização dos Encontros. Dentre as pessoas homenageadas estiveram a professora e mediadora das Rodas de Leitura da BPED, Maruze Reis, e a professora Agláe D’Ávila Fontes.

Segundo Aglaé, que contribuiu para a criação do Proler há 15 anos, a entidade abriu caminhos importantes para a formação de novos leitores no Estado e é resultado do trabalho de um grupo de pessoas que se doaram em prol da leitura em Sergipe. “O Proler merece respeito e apoio para a sua continuidade através de eventos e de ações que incentivem a descoberta de mundo através da leitura. Cada vez mais pessoas precisam descobrir que a palavra é mágica”.

O diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Iêdo Flavio de Andrade, representou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, na abertura dos eventos e destacou o apoio que tem sido dado pelas empresas para o desenvolvimento dessas ações, a exemplo do Correios, que também recebeu homenagem. “A Secult fica muito feliz por ter o apoio de empresas como o Correio que tem contribuído para o crescimento do cidadão através do universo do livro e da leitura”, afirmou.

Encontros

O XV Encontro Estadual do Proler e o V Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) são uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, através da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), Proler-SE e SEBP. Os eventos contam com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional/Proler/SNBP, Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Epifânio Dória, Infográphic’s, SEED, SEMED, UFS, Unit, SESI, Correios e Prosarte.

Programação

25/10 (Quinta-feira)
9h – Mesa:  Políticas Públicas do Livro e da Leitura – coordenação Rosineide Santana/Proler/UFS
Memória do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (Elisa Machado – Coord. do SNBP/FBN)
Bibliotecas Públicas: espaços multiculturais e de estímulo à Leitura (Wilma Nóbrega – Coord. do SEBP/AL)
10h – Cafezinho
Lançamento do livro “Betume”, Rogério Santos.
10h30 – O Plano Estadual do Livro e Leitura (Ricardo Nascimento Abreu – Coord. do PELLB-SE) 11h10 – Debate
12h      Intervalo do almoço
14 às 18h – Minicursos
18 às 22h – Minicursos
26/10 (Sexta – feira)
9h – Mesa: Memórias, memórias, memória – coordenação  de Maria Aparecida Ribeiro –DLEV/UFS
20 anos do Proler Nacional (Carmen Pimentel – Proler/FBN)
Memórias de Graciliano Ramos (Afonso Henrique Fávero – DLEV/UFS)    
10h – Contação de Causos (Grupo Prosarte)
Cafezinho
 10h20 – Memória e preservação em tempos digitais (Fabiano Ferreira de Castro –  Coord. do Curso de Biblioteconomia – UFS)
11h – Debate
14 às 18h – Minicursos
18 às 22h – Minicursos

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.