Bombeiros de Estância fizeram mais de 560 atendimentos este ano
Os militares do 2º Grupamento de Bombeiros, localizado no município de Estância, a 68 quilômetros da capital, têm buscado cada vez mais aprimorar os serviços de resgate, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios na região Sul do Estado. Este ano, o 2º GBM atendeu a 562 ocorrências. Segundo o tenente-coronel BM Joran Maia Santos, que assumiu o comando do Grupamento no último mês de março, além das questões estruturais da rodovia, a imprudência dos motoristas, que fazem ultrapassagens em locais não permitidos, está entre os principais motivos do alto número de acidentes registrados.
Os dados estatísticos revelam que quase 50% das chamadas são para transporte de paciente e parturientes. De janeiro a setembro, foram registrados naquela região 65 acidentes automobilísticos, 18 acidentes de moto e 11 incêndios. O maior número de casos que precisam da ajuda dos bombeiros de Estância acontece na época dos festejos juninos, período em que a região recebe muitos turistas e proprietários das casas de veraneio.
"Nossa carga de trabalho aumenta por causa da fiscalização das barracas de venda de fogos. Além disso, como é período de férias, cresce o número de banhistas nas praias do litoral Sul, a exemplo do Abaís. Nós disponibilizamos bombeiros para evitar afogamentos nestes locais, apesar de haver cerca de dez funcionários municipais trabalhando como salva-vidas. Estes guardiões foram formados e treinados em 2004 pelo próprio Corpo de Bombeiros, através de um convênio com a Prefeitura", explicou Maia.
De maio a agosto deste ano, 15% dos bombeiros locais passaram por uma série de treinamentos para qualificar os trabalhos de combate a incêndio, primeiros socorros e salvamentos terrestre, aquático e em altura. Para suprir as necessidades, o Corpo de Bombeiros, em Estância, dispõe de uma viatura de combate a incêndio (ABT – Auto Bomba Tanque), com capacidade para quatro mil litros de água; uma unidade de resgate (UR), para o transporte de vítimas; e dois veículos para resgate e salvamento (ACR – Auto Comando de Resgate e ABS – Auto Busca e Salvamento). Este último possui aparelho ‘desencarcerador’, usado para retirar pessoas presas nas ferragens de carros envolvidos em colisões.
"Para aperfeiçoar o ambiente de trabalho e deixar o quartel menos vulnerável, solicitamos ao comando algumas reformas nos alojamentos e no telhado, além da construção de um muro e de uma guarita. A previsão é de que até o fim de outubro tenhamos a licitação dessas obras", ressaltou o tenente-coronel.
Estrutura
O quartel dos bombeiros em Estância, localizado à rua São José, no bairro Santa Cruz, foi fundado em março de 2000, com o objetivo de descentralizar as ações da corporação e reduzir o tempo-resposta no atendimento à sociedade na região Centro Sul do Estado. Antes, era necessário que as guarnições de serviço de plantão no quartel do comando geral, em Aracaju, fossem enviadas aos municípios do sul sergipano, o que demandava bastante tempo entre o recebimento da chamada e o atendimento às vítimas.
Atualmente, o cidadão de uma localidade próxima que precisar do auxílio do Corpo de Bombeiros pode ligar para o 193 que a ligação telefônica será direcionada ao quartel de Estância. Os municípios assistidos pelos Bombeiros do 2º GBM são Estância, Umbaúba, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Tomar do Geru, Boquim, Arauá, Salgado, Pedrinhas, Itabaianinha, Poço Verde, Tobias Barreto, Cristinápolis, Itaporanga D’Ajuda e Riachão do Dantas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Bombeiros de Estância fizeram mais de 560 atendimentos este ano – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP