Bombeiros comemoram Dia Nacional do Salva-Vidas
Nesta sexta-feira, dia 28 de dezembro, é celebrado em todo o território nacional o Dia do Salva-Vidas. A data foi comemorada pelo Grumpamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (Gmar), que este ano realizou 566 resgates em casos de princípios de afogamento registrados nas praias que banham o litoral de Aracaju. Em 2006, foram efetuados 161 salvamentos, ou seja, em 2007 houve um aumento de 251,5% comparado ao ano passado.
"A maioria dos afogamentos são registrados nos meses de férias escolares, que conincidem com períodos onde aumenta a quantidade de turistas. O aumento no múmero de resgates neste ano se deu por conta de um aumento, também, no fluxo de visitantes em nossa capital, além de mudanças climáticas que culminaram com o avanço do mar", explicou o comandante do Gmar, major Miguel Pereira.
Com relação ao número de mortes por afogamento, em relação ao ano de 2006, o GMAR registrou em 2007 um decréscimo de casos com vítimas fatais na ordem de 40%. Outro tipo de ocorrência corriqueira na vida dos salva-vidas, o auxílio a crianças perdidas, teve um registro de 72 atendimentos em 2007, contra 56 ocorrências do gênero registrados em 2006.
"Infelizmente, muitos adultos vão às praias acompanhadas de menores e não têm o cuidado de ficar observado as crianças. Isto implica não só no crescimento de crianças perdidas como, também, no aumento de princípios de afogamentos", ressaltou Pereiral.
Cobertura
O Gmar faz a prevenção de cerca de 25 quilômetros de praias, que abrangem uma área que vai do farol da Coroa do Meio até a praia do Marujo, na rodovia José Sarney. A unidade especializada do Corpo de Bombeiros conta com um efetivo de 57 militares. Os salva-vidas dispôem de equipamentos próprios para o atendimento de afogados e viaturas especiais. Ela mantém também diariamente, por 24 horas, uma dupla de mergulhadores que podem ser acionados através do 193, ou ainda pelo telefone (79) 3243-3677.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]