[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para quem acredita que domingo de Pré-caju combina com cansaço e menos animação, certamente mudou de idéia ao assistir o desfile do bloco Cidade Criança, organizado pela Prefeitura de Aracaju.
Ontem, 850 crianças assistidas pelos programas Bolsa-Escola (Secretaria Municipal de Educação), Educarte (Fundação do Trabalho), Agente Jovem e PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Secretaria Municipal de Ação Social) sentiram como é participar de um dia de folia no Pré-Caju 2002.
Ao som de Breno Sena e Jéssica Lieko, o desfile do bloco Cidade Criança ocorreu com muita tranqüilidade. Os foliões mirins estavam acompanhados por 350 coordenadores dos programas que participaram do bloco.
A alegria das crianças era visível. Durante mais de duas horas de percurso, os foliões dançavam e faziam coreografias. “O bloco tá muito legal, próximo ano quero vir de novo”, comemorava Jaislane Santos Andrade, 12 anos, aluna da escola municipal Laonte Gama, no bairro Santa Maria.
O bloco foi o primeiro a sair na avenida e o único bloco infantil do Pré-Caju. Este ano, ele trouxe como inovação cantores mirins para puxar os foliões. A banda de pagode Cria Samba, formada por alunos da escola Jaime Araújo, no Lamarão, também fez a animação da criançada. No começo e no final do desfile, foi distribuído lanche.
A chegada do prefeito Marcelo Déda ao bloco foi um momento ímpar. As crianças o receberam com abraços e aproveitaram para agradecer pela iniciativa de promover o bloco Cidade Criança. “Antes, a chance destas crianças estarem na avenida era catando latinha. Agora, elas estão aqui na folia. Criança na avenida é pra brincar”, destaca Déda.
No corredor da folia, o prefeito pediu aos empresários que contribuíssem com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, um instrumento de captação de recursos para a promoção de programas sociais nesta área.
Entre os presentes, estavam o vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, a prefeita e o vice mirim, Adelídia Palanca e Caio César, o secretário de Participação Popular, Silvio Santos, as secretárias de Ação Social, Conceição Vasconcelos, e de Educação, Ana Lúcia Vieira.
O ator Matheus Carrieri, um dos integrantes da Casa dos Artistas, e a modelo Fabiana Andrade, que faz o quadro da banheira no Programa Domingo Legal, prestigiaram o evento. “É uma brilhante iniciativa da Prefeitura de Aracaju promover este desfile para as crianças carentes”, afirma Matheus.
Esta iniciativa contou com o apoio da ASBT – Associação Sergipana de Blocos e Trios – e a empresa G. Barbosa. A Funcaju – Fundação Cultural Cidade de Aracaju – foi o órgão responsável pelos preparativos e pela coordenação do bloco.
“Acredito que o esforço deste bloco é de combate à exclusão social, de vencer os preconceitos, de integrar as crianças assistidas pelo município à festa que toda a cidade promove”, explica o prefeito.
“É uma forma de quebrar barreiras e também de convocar as pessoas para uma tomada de decisão, conscientizando empresários e pessoas físicas a contribuírem e colaborarem para fortalecer a política de proteção à criança e ao adolescente do município de Aracaju”, completa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.