[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Sistema de Bilhetagem Eletrônica vai dinamizar o transporte público de Aracaju. Além da arrecadação automática de tarifas, possibilita aumentar a segurança para os usuários e operadores ao diminuir, de maneira expressiva, o volume de dinheiro dentro dos ônibus.

Com o novo sistema, passar pela roleta vai ficar mais fácil e mais rápido. Isto porque o usuário utiliza um cartão inteligente para o pagamento da passagem. O mecanismo consiste na utilização de um cartão recarregável, que armazena créditos e pode substituir dinheiro, vales-transporte e passes-escolares. Para utilizá-lo, o usuário precisa apenas creditar os valores referentes à tarifa e, no interior do ônibus, aproximar o cartão do validador, que estará instalado ao lado da catraca. Com esse procedimento, a passagem será liberada.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o sistema traz inúmeros benefícios à população. “A bilhetagem eletrônica dá mais agilidade, conforto e segurança aos passageiros, motoristas e cobradores. Na hora de passar pela catraca, não vai mais haver demora nem dificuldade para receber o troco. E o mais importante é que os ônibus não serão mais alvos freqüentes de assaltantes, porque as gavetas não estarão mais cheias de dinheiro, passes e vales”, destacou o prefeito.

Cobradores

O trabalho dos cobradores também está assegurado com a bilhetagem eletrônica. Em um dos artigos do decreto que institui a bilhetagem eletrônica, o prefeito Edvaldo Nogueira proíbe a demissão de cobradores por parte das empresas de transporte. “Não vai haver desemprego. O número de cobradores continuará o mesmo. Até porque os cobradores serão agentes de validação e fiscalização. Se não houver a presença desses profissionais, as pessoas vão poder, por exemplo, passar por cima das catracas”, esclareceu o prefeito.

Além disso, os cobradores vão ainda receber o dinheiro dos passageiros que optarem por continuar utilizando esta forma de pagamento ao invés do cartão. Para não prejudicar os usuários, o cobrador vai receber os valores e passar o cartão funcional dele mesmo no aparelho validador, liberando a passagem.

Integração temporal

Com a bilhetagem eletrônica, a meta da Prefeitura Municipal de Aracaju é alcançar a integração temporal do sistema de transporte da capital. “Já temos a integração física, que é feita por meio dos terminais, onde os usuários descem e, ao subir em outro ônibus, não precisam pagar outra passagem. Em um curto espaço de tempo, quero fazer a integração temporal”, disse Edvaldo Nogueira.

Supondo que um cidadão entre no ônibus e desça em um determinado ponto, a depender do intervalo que ele leve para pegar outro ônibus, será possível utilizar a mesma passagem que ele pagou anteriormente, já que o crédito vai levar certo tempo para expirar. De acordo com o prefeito, este é um projeto que ele defende há muitos anos e o objetivo é que a integração temporal passe a vigorar na capital em 2008.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.