[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 5, foi encerrada mais uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o Governo de Sergipe. Desde quarta-feira, 3, técnicos das Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Saúde (SES) e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Sides) discutem a possibilidade da instituição aportar recursos para investimento no programa Proredes, que tem objetivo de ajudar a desenvolver ações para erradicar a pobreza.

Em Sergipe, uma parte dos recursos (que estão sendo pleiteados) vai qualificar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de assistência materno infantil, oncologia, atenção especializada e pessoa com deficiência.

Participaram das reuniões o diretor de Atenção Integral à Saúde (Dais) da SES, João Lima Júnior, o diretor de planejamento, Evandro Galdino e o coordenador médico do Centro de Oncologia do Huse, Carlos Anselmo de Lima.

Para Evandro Galdino, diretor de planejamento da SES, esses três dias de reunião foram de diálogos positivos com os técnicos do BID.  “Apresentamos as nossas dificuldades e necessidades para melhoria da saúde da população. Eles vão levar esses argumentos à direção do Banco para que o dinheiro seja liberado”, disse.

De acordo com a representante do BID, Márcia Rocha, outras etapas para liberação dos recursos terão que ser concluídas. “Tivemos diálogos bem esclarecedores sobre as questões de diagnóstico da situação do Estado com os técnicos setoriais da Secretaria de Saúde. Agora, vamos elaborar respostas frente aos desafios que nos foram apresentados nos últimos dias”, afirmou.

A técnica do banco ainda lembrou que essas reuniões foram fundamentais para fazer um diagnóstico da Saúde e garantiu que outras etapas de construção do programa estão em pauta. “A próxima etapa é a elaboração do documento contendo a delimitação do BID no projeto, que será feita em conjunto com o Governo do Estado. Após isso, será preparado um projeto mais robusto e detalhado. Para isso, estima-se a realização de mais duas ou três missões até agosto deste ano”, enalteceu Márcia Rocha.

Operação de crédito

A discussão da operação de crédito junto ao BID teve início em 2011. O Governo do Estado fez um pré-projeto com o levantamento das necessidades e prioridades e planejamento das ações do SUS de Sergipe. Na agenda da missão, todos os itens em pauta foram rediscutidos e retificados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.