Biblioteca Municipal Ivone de Menezes ganha memorial em homenagem a sua patrona
A filha e deputada estadual Ana Lúcia Menezes quebrou o protocolo da inauguração e ao lado do deputado federal Jackson Barreto, familiares e convidados, fez um relato emocionado da trajetória de luta de sua mãe. “Eu me lembro da Kombi azeitona que transportava a militância”, recordou.
Ana Lúcia lembrou que sua mãe sempre lhe apoiou nas ações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Síntese), mas se assustou quando a deputada participou de uma greve de fome. “Ela ficou desesperada”, contou. Pela breve “viagem” que fez a história das lutas sociais de sua mãe, ela destacou que em 1968, “dona Ivone” enfrentou os “homens” do Exército.
Para a deputada Ana Lúcia, com esta homenagem a o prefeito Marcelo Déda reconhece o papel de sua mãe na história da cidade. Se estivesse viva, Ivone de Menezes completaria 80 anos.
O deputado Jackson Barreto também contou um pouco do envolvimento de Ivone de Menezes nas lutas sociais, levada pela militância política de seu filho Mário Jorge, do qual após a morte dele, ela se dedicou a manter viva a memória daquele que marcou a história do Estado, tanto como poeta, quanto como ativista político. “Muito obrigado. Você merece!”, disse o parlamentar olhando para o quadro em tela feito pelo artista plástico Elias Santos, com a imagem da homenageada.
O cônego José Carvalho que conviveu com Ivone de Menezes foi outro que fez questão de falar e destacar a importância da homenageada na luta social do Estado. “Ivone foi o uma mulher exemplar. Um exemplo de amor, dedicação e empenho”, afirmou. Para ele, as ações de Ivone de Menezes servem de estímulo para juventude como mulher. “Que os jovens se espelhem no exemplo de dona Ivone”, finalizou.
Em seguida, ocorreu apresentações musicais. Entre elas, Joésia Ramos que cantou um poema de Mário Jorge: “Paisagem rural, paisagem urbana”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Biblioteca Municipal Ivone de Menezes ganha memorial em homenagem a sua patrona – Fotos: Edinah Mary