Biblioteca Epifânio Dória realiza Jornada sobre Ciclo Junino
A Secretaria de Estado da Cultura, através da Biblioteca Pública Epifânio Dória, promove nesta quarta-feira, 13, às 15h, a I Jornada sobre o Ciclo Junino. O evento é uma realização conjunta do Conselho Estadual de Cultura e da Academia Sergipana de Letras e faz parte da programação de aniversário da Biblioteca, que no próximo dia 16 completa 159 anos de fundação.
A I Jornada sobre o Ciclo Junino será aberta pelo secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, e tem como objetivo reunir pesquisadores, professores, estudantes e pessoas interessadas para discutir os festejos juninos e mostrar a sua importância para a população sergipana. Os palestrantes são Luiz Antônio Barreto, Maria da Costa Nascimento, Verônica Maria Menezes Nunes, Hélia Maria de Paulo Barreto, Luzia Maria Costa Nascimento, Eufrâzia Cristina Menezes e Gabriela Nicolau dos Santos.
Para a diretora da Biblioteca Epifânio Dória, Maria Sonia Santos Carvalho, o ciclo junino faz parte da raiz cultural do povo brasileiro. Os festejos envolvem os três santos juninos, Santo Antônio, São João São Pedro, e marcam o calendário e a vida no Brasil, sobretudo na região nordestina.
"O mês de junho é tempo das celebrações, das formas de expressão, dos saberes e fazeres próprios do ciclo, como novenas, fogueiras, bandeirinhas, procissões, quadrilhas, simpatias, fogos de artifício e os sabores das comidas típicas", disse ela.
Programação
Dia 13/6 – quarta-feira
15h – Abertura da Jornada
Luiz Alberto dos Santos – secretário de Estado da Cultura
15h30min – Os Três Santos Juninos
Palestrante: Luiza Maria da Costa Nascimento – Academia Sergipana de Letras
17h30min – Abertura da exposição "Meu Glorioso Santo Antonio"
Local: Galeria J. Inácio
18h – Apresentação da queima de um barco de fogo da cidade de Estância
Dia 14/6 – quinta-feira
15h – Tradições Ibéricas no Ciclo Junino
Palestrante: Luiz Antônio Barreto – acadêmico, jornalista e escritor
16h – Santo Antônio: um santo medieval e sua iconografia
Palestrante: Verônica Maria Meneses Nunes – professora do Departamento de História e Coordenadora do Curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe