[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em 20 de fevereiro de 1892 nascia Clodomir Silva, um dos mais importantes intelectuais de Aracaju. Aos 19 anos iniciou sua carreira jornalística escrevendo artigos em diversos jornais da época. Clodomir atuou em várias áreas. Foi advogado, professor, orador oficial do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Liga Sergipana contra o Analfabetismo, estudou a cultura sergipana e também foi membro da Academia Sergipana de Letras e da Loja Maçônica Continguiba, da qual se tornou Venerável. Em 10 de agosto de 1932, Sergipe perdia Clodomir Silva vítima de febre tifóide aos 40 anos de idade.

Em homenagem a este grande intelectual sergipano, a Biblioteca Pública Municipal, criada em outubro de 1959, foi nomeada “Clodomir Silva”. O nome foi dado graças à emenda do vereador Roque Simas apresentada ao projeto de criação do espaço.

A biblioteca passou recentemente por uma grande reforma e foi entregue a comunidade aracajuana no último dia 27. Atualmente possui um acervo literário com mais de 20 mil obras. Gibiteca, cordelteca e um acervo em Braille fazem parte desta nova Clodomir Silva que conta ainda com outra novidade, a Seção de Extensão e Ação Cultural coordenada pelo professor João Emanuel, que já inaugurou a nova sede com atividades.

Desde a abertura, a biblioteca abriga uma exposição sobre o patrono da entidade. Documentos, quadros e obras que contam a vida e obra de Clodomir Silva estão expostos na biblioteca municipal até o dia 31 de dezembro. A mostra faz parte do projeto “Encontro com o Escritor”, um evento que pretende expor à comunidade aracajuana a história dos escritores sergipanos.

A nova sede da biblioteca está localizada na rua Santa Catarina, 314, bairro Siqueira Campos. Maiores informações pelo telefone: 3179-1380.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.