Biblioteca Clodomir Silva garante atividades no período de férias
Há alguns dias o carioca Gustavo Muniz, que é contador de histórias, entrou em contato com a coordenação da biblioteca, buscando promover um encontro entre contadores de histórias, escritores e outras pessoas envolvidas na literatura infantil. O encontro aconteceu ontem, na própria biblioteca, resultando numa troca de experiências positivas.
Em Belo Horizonte (MG), cidade em que reside, Gustavo participa de um projeto bem parecido com o projeto ´Hora do Conto´, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), onde crianças e adolescentes participam de contação de histórias, desenvolvendo uma nova percepção e o senso crítico sobre as histórias que ouvem e do seu cotidiano.
De acordo com Gustavo, que estuda logosofia (ciência que analisa a leitura de si mesmo para o melhor à sociedade) há um ano, esse é um meio de aumentar a auto-estima das crianças. “No início contava histórias que estimulavam a imaginação, desvinculada da realidade, mas percebi que, assim, dividia a criança entre o imaginário e o real”, explica.
“Hoje procuro desenvolver a imaginação vinculada ao real, para que eles criem a possibilidade de suas reais capacidades”, comenta. Ele ressalta ainda que suas histórias sempre envolvem a família, para que seus valores sejam ressaltados, já que este grupo tem caráter maior que o sociológico. Também participou da contação a escritora sergipana Telma Costa.
Para a pequena Ana Maria da Costa, de 10 anos, essa é a primeira vez que participa da contação. “Estou ansiosa, gosto muito de ler e mais ainda de ouvir histórias. Sua irmã, Maria Luiza Costa, 8, comenta entusiasmada que ficou sabendo da contação no dia em que foi fazer algumas leituras. “Gostei muito da notícia, desde às 9 horas que estou aqui, cheguei cedo para garantir meu lugar”, explica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]