[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), foi contemplada pelo Programa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de Cultura, na edição 2007, com o projeto ´Audioteca: Ouvir para ler´, que prevê o incentivo à leitura e ampliação do acervo bibliográfico para o Setor Braile da unidade.

A biblioteca da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) receberá o beneficio de R$ 9.525,00 para melhorar o atendimento aos usuários portadores de deficiência visual por meio da aquisição de materiais como audiolivros, aparelhos de escuta para uso individual, além de obras literárias em braille. Outro objetivo do projeto é a divulgação do Setor Braille para atrair esse público específico.

Segundo a diretora da unidade, Zélia Trindade, o projeto reforça o compromisso social da Biblioteca Clodomir Silva em inserir públicos diversificados. “A intenção é despertar nos indivíduos portadores de deficiência visual o gosto pela leitura e também transformar a biblioteca num espaço de referência para que eles busquem conhecimento”, comenta.

Sobre o processo para aquisição do material, a diretora informou que foi elaborado um questionário para definir o perfil do público que freqüenta o Setor Braile da unidade. “A partir das informações coletadas, uma banca – composta por um bibliotecário, um funcionário da biblioteca, um representante dos deficientes visuais e um membro do Centro de Apoio Psicossocial ao Portador de Deficiência Visual (Caps) – irá elaborar a lista de livros que serão comprados”, explica.

Setor Braille

Desde o ano de 2003, com a reforma e ampliação da Biblioteca Clodomir Silva, foi criado um espaço direcionado aos portadores de deficiência visual, denominado Setor Braile. O local dispõe de acervo composto por livros em tinta para pessoas com baixa visão, além de obras em Braile e livros falados para os deficientes com perda total da visão.

Atualmente, o setor recebe doações de instituições especializadas na publicação em Braile, como a Dorina Nowill e o Instituto Benjamin Constant. São publicações como a Revista Veja, livros didáticos e os lançamentos da literatura como ´O Código Da Vinci´.

Há um mês, foi contratado um estagiário portador de deficiência visual, na área de pedagogia para facilitar o contato com o público no setor. “A participação do estagiário já configura inclusive um aumento da procura por esse público específico. Com a aquisição de novos materiais imprimimos a possibilidade de tornar a biblioteca em referência para aprendizagem no estado”, finalizou a diretora.

O Setor Braile da Biblioteca Pública Clodomir Silva funciona em horário comercial, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A unidade está localizada na rua Santa Catarina, 314, bairro Siqueira Campos. Informações: (79) 3179-1380 / 3179-3742.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.