[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os beneficiários do Programa Bolsa Família que não receberam a transferência de renda este mês por falta de atualização cadastral têm até 29 de fevereiro para fazê-lo. Em Sergipe,das 17.591 famílias,  que precisavam atualizar os dados cadastrais em 2011, 48% ainda estão pendentes, o que totaliza o montante de 8.485 famílias.

De acordo com o coordenador estadual do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, José Carlos Ferreira Passos, os municípios que ficarem com a taxa abaixo de 2% do seu total de cadastros sem atualizar irão perder o Índice de Gestão Descentralizado do Município (IGDM), um recurso que serve para melhorar a gestão do Programa com a realização de capacitações das equipes, aquisição de equipamentos de informática, mobiliário e até aquisição de veículos para ajudar na atualização do cadastro, por exemplo.

Para o beneficiário que não atualizar o cadastro, José Carlos destacou que, além de perder o benefício do Bolsa Família, pode perder outros benefícios, como a tarifa social de energia elétrica e carteira do idoso. “É importante que as pessoas procurem a Secretaria de Assistência Social em seus municípios ou os Centros de Referência da Assistência Social (Cras)”, enfatizou o coordenador.

Articulação

A coordenação estadual atua de forma articulada com as Secretarias de Assistência Social dos municípios, por meio de um plano de ação estadual. “Temos um calendário anual em que atuamos junto aos municípios que estão com dificuldades de gerir o Programa, capacitando-os, ensinando como e o que preencher no cadastro, entre outros temas”, frisou José Carlos.

Além disso, a atualização do Bolsa Família no CadÚnico é feita via Internet. As equipes das secretarias municipais, segundo José Carlos, deslocam-se até as casas dos beneficiários do programa levando um formulário e depois colocam os dados no sistema. “Ou o próprio beneficiário pode ir à secretaria e preencher o cadastro. Portanto, é importante que as pessoas procurem a secretaria para realizar a atualização”, completou.

Recursos

De janeiro a dezembro de 2011, o Programa Bolsa Família destinou R$ 330 milhões para 253 mil beneficiários nos 75 municípios de Sergipe. Esse recurso tem valor estratégico em municípios, que na sua maioria, sobrevivem quase que exclusivamente de repasses constitucionais, sem projetos de geração de emprego e renda.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.