[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Escamas da Sombra é um viés de formas relacionadas a um mundo imaginário, abstrato, em que os objetos expostos à luz projetam diversas e reais proximidades de sombras”. Esta frase, de autoria do artista plástico sergipano Bené Santana, define a sua mais recente exposição, intitulada “Escamas da Sombra”, em que ele trabalha materiais como madeira e ferro oxidado.
Em vernissage realizada na noite de ontem, dia 2, na Galeria de Artes Álvaro Santos, localizada na Praça Olímpio Campos, a exposição foi aberta ao público com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.
Para o diretor da galeria, Antônio Cruz, este trabalho de Bené se destaca pela estranheza que causa. “Ele explora a incidência da luz sobre as obras e as formas criadas na parede para provocar indagações e reflexões”, disse.
De acordo com Cruz, um dos papéis da Funcaju é o de incentivar os artistas, oferecendo a estrutura necessária à exposição de seus trabalhos. Para isso, a fundação oferece a divulgação do evento na imprensa, os convites padronizados e a postagem, além de ceder o espaço gratuitamente durante 20 dias para cada mostra. Em contrapartida, o artista deixa uma peça para o acervo do município.
Para realizar uma exposição na Galeria Álvaro Santos, o artista deve deixar seu currículo e três fotos de trabalhos já realizados. A partir daí uma comissão de curadoria, composta por dois artistas plásticos e um marchand, avalia se o artista está apto a fazer uma exposição individual ou coletiva, ou ainda se deverá participar do “Salão dos Novos”, evento que identifica e premia os talentos potenciais nas artes plásticas em Sergipe.
“A gente aconselha o artista a não fazer exposições individuais logo de início. Com as exposições coletivas ele vai maturando o seu trabalho e após uma média de cinco coletivas ele é considerado apto a uma individual”, afirma Antônio Cruz.
A exposição de Bené Santana prossegue até o dia 21 na Galeria de Artes Álvaro Santos e está aberta à visitação de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.