[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta terça-feira, 31, será realizada a primeira edição no ano do Programa Bem Mulher. Criado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em 2009 e coordenado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), a ação vai levar exames e orientação para as cerca de 200 internas do Presídio Feminino, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, onde antes funcionava o antigo Hospital Psiquiátrico Garcia Moreno.

O Bem Mulher é um programa voltado aos cuidados com a saúde feminina, na faixa etária de 25 a 59 anos, desenvolvendo estratégias para reduzir a mortalidade, repercussões físicas, psíquicas e sociais do câncer do colo do útero e de mama. Essas patologias, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são as que mais matam as mulheres brasileiras. Além disso, o programa visa desenvolver atividades de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e planejamento familiar.

O programa leva para os municípios toda a estrutura e profissionais da área da saúde para que sejam realizadas coleta de material para citologia oncótica de colo uterino, diagnóstico por síndromes, clínico das mamas, prescrição por abordagem sindrômica, dispensação de medicamentos para tratamento de DSTs de forma gratuita, encaminhamentos e agendamentos de consultas, oficinas de educação em saúde (planejamento familiar e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); saúde da mulher; e reflexo do corpo); e entrega de resultados dos exames.

Realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), o evento conta com o apoio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e da prefeitura municipal de Nossa Senhora do Socorro. Nesta edição, o programa vai ter ainda o apoio dos acadêmicos do 5º período de Enfermagem, da disciplina Saúde da Mulher da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase).

Números

Em 2010, o programa foi um dos vencedores do V Prêmio Saúde! da Editora Abril na categoria Saúde da Mulher. O prêmio, que reconhece profissionais de saúde e projetos que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, é um dos mais importantes da categoria no Brasil. O programa sergipano foi o único representante de toda a região Nordeste a ser premiado no ano passado.

Desde sua criação, o Bem Mulher já passou por 47 municípios mais Presídio Feminino de Aracaju, o que representa mais de 60% dos municípios sergipanos. A primeira etapa do programa foi encerrada no dia 1º de julho de 2010 e nestes 15 meses, foram atendidas 21.752 mulheres. Desse total, 18.611 realizaram exames citopatológicos, 12.363 exames de mama, 2.494 agendamentos para consultas com médicos mastologistas, 935 encaminhamentos para laqueadura tubária, 376 encaminhamentos para inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) e 5.707 testes rápidos para detecção do vírus HIV.

O Prefem

O Presídio Feminino (Prefem), inaugurado em dezembro de 2010 e localizado em Nossa Senhora do Socorro, onde antes funcionava o antigo Hospital Psquiátrico Garcia Moreno, oferece 175 vagas incluindo celas especiais para deficientes. Hoje o número de internas na unidade é de 204. O novo presídio atende com fidelidade a Resolução do Departamento Penitenciário Nacional (Deoen/MJ) nº 003/2005.

Distante dos moldes superados de presídios que não ofereciam dignidade e condições de reeducação social, o novo Presídio Feminino (Prefem), possui área de convivência, oficinas, salas de aulas, biblioteca, consultórios médico e odontológico montados, enfermaria, além de creche e berçário para as mães acompanharem os filhos até seis meses de idade.

Consta ainda no presídio, uma capela, dois refeitórios, quadra esportiva, parlatório, salão de cabeleireiro para aprendizado, sala de atendimento psicológico e três celas para encontros íntimos.

Além disso, as internas fazem curso de bordado, corte e costura, alfabetização e o supletivo que terá início no próximo mês.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.