[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, ao participar do Seminário de Integração Estado Municípios Sergipe, promovido pelo Governo do Estado, colocou à disposição dos prefeitos eleitos, todos os programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). A palestra de Belivaldo ocorreu na tarde de quarta-feira, 19, último dia do evento que teve início na terça-feira, 18. O secretário informou que no próximo mês de janeiro a Seed vai realizar um encontro com todos os secretários municipais de Educação para ampliar os debates e estreitar as parcerias na área da educação.
 
“O nosso objetivo é repassar para os municípios as informações das nossas ações e dos programas que são executados no estado. Esperamos a participação de todos para que possamos, cada vez mais, melhorar o ensino na rede pública”, disse ao ressaltar que o convite será estendido também aos prefeitos que assumem no dia 1° de janeiro. O secretário iniciou a palestra relatando as políticas desenvolvidas pela Seed, a começar pela Política de Educação Básica.
 
Democratização

 “A nossa política de educação básica visa democratizar o acesso, a permanência e o sucesso escolar nos diferentes níveis e modalidades – Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo, Indígena, Profissional e Quilombola – com base na qualidade da aprendizagem dos alunos e da constante melhoria dos indicadores educacionais”, afirmou Belivaldo Chagas.
 
O secretário também destacou a política de educação profissional que vem sendo incrementada pela secretaria, onde as matrículas saltaram de 300 em 2007 para quase 2.000 em 2012. “Objetivamos a formação humana e cidadã, articulada com a formação para o trabalho, assumindo papel estratégico na inserção de jovens trabalhadores no mercado de trabalho, articulando o ensino técnico com o ensino médio regular”, revelou, ao lembrar que o Governo do Estado vem desenvolvendo a educação profissional em Aracaju e em vários municípios sergipanos com a construção dos Centros de Educação Profissional.
 
Belivaldo Chagas informou que estão em pleno funcionamento os Centros Profissionais de Aracaju, Neópolis e Poço Redondo. O secretário informou ainda que o Governo de Sergipe deverá construir centros profissionais nos municípios de Umbaúba, Carira, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro e Simão Dias. “Pretendemos também, construir Escolas Profissionalizantes nos municípios de Itabaiana, Propriá e Boquim”, disse.
 
Programas disponíveis
 
O secretário também apresentou os programas e serviços da Educação Básica que estão à disposição dos municípios: Sergipe Alfabetizado, Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Referencial Curricular, Programa Mais Educação, Plano de Ações Articuladas Municipal (PAR), Progestão Municipal, Profuncionário, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Pré-Universitário, Transporte Escolar, Censo Escolar articulado com os municípios, Educação de Jovens e Adultos, Formação pela Escola e PDE Interativo.
 
Por fim, o secretário informou aos prefeitos eleitos que a Seed, em parceria com o MEC, desenvolve o programa Escola Técnica Aberta Brasil (E-Tec) em dez polos distribuídos nos municípios de Aracaju, Capela, São Cristóvão, Poço Verde, Nossa Senhora de Dores, Maruim, Itabi, Neopólis, Simão Dias, Riachuelo e Umbaúba.
 
O secretário discorreu ainda sobre a política de valorização profissional, e disse aos prefeitos eleitos que o objetivo é consolidar o processo a partir de uma política de formação continuada e garantir aos servidores os direitos previstos em Lei.
 
Seminário

O Seminário de Integração Estado Municípios Sergipe, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae e Banco do Brasil, objetivou discutir a execução das políticas de desenvolvimento econômico e social para o estado. O evento foi aberto pelo governador Marcelo Déda, que fez um balanço dos seis primeiros anos do governo e perspectivas para os dois anos restantes. Os secretários da Seed, Seplag, Sedurb, Seinfra, Seides, Saúde e Segrase também fizeram uma exposição das ações de suas respectivas pastas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.