[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Pirambu, Riachuelo, Muribeca. O Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Estado na Orla de Atalaia, está trazendo as mais belas manifestações folclóricas do interior do Estado para a capital. Na noite desta sexta-feira, 8, a programação do Barracão Cultural Lampião & Maria Bonita, que exibiu banda de pífanos, repentistas, barco de fogo e trios de forró pé-de-serra, foi de encher os olhos dos presentes.

Vinda do povoado Queimada Nova, em Muribeca, a banda de pífanos Nossa Senhora da Conceição, formada por quatro integrantes, toca junta há 30 anos. "A gente começou a tocar quando o meu avô morreu porque ele tinha uma banda e eu quis continuar", lembrou Raimundo Teles, 53, zabumbeiro do grupo.

O pífano é uma espécie de flauta que dá a melodia para as apresentações da banda, constituída principalmente por músicas religiosas. "Participamos sempre das novenas e das procissões", disse Rivaldo dos Santos, 60, agricultor e um dos tocadores de pífano.

A programação da noite teve também a apresentação da dupla de repentistas José Rodrigues Sobrinho, mais conhecido como Vemvém do Nordeste, e João Bezerra. Já contando com seis apresentações no Arraiá, eles se desdobram para entreter o público presente. "A nossa regra é o improviso", diz João Bezerra.

A dupla, que tem 23 anos de parceria, não esconde a empolgação com a participação no Arraia do Povo. "Graças a Deus o nosso governador Marcelo Déda decidiu resgatar a cultura a nossa terra e reconhecer que a viola também faz parte dessa tradição junina", comentou José Rodrigues.

O grupo de Pirambu Laiô da Tartaruga também veio mostrar o seu Samba de Coco da cidade litorânea. Além dessas atrações, o Barracão ainda contou com as quadrilhas Asa Branca e Meu Sertão e os trios de pé-de-serra Repente e Nordestino Ritmo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.