Barco do Forró é premiado com o troféu Sanfona de Ouro 2011
O Governo do Estado de Sergipe foi um dos premiados com o Troféu Sanfona de Ouro 2011 na categoria criatividade, com o Barco do Forró. O novo produto turístico, que foi a sensação dos festejos juninos desse ano, concorreu com outros produtos e foi o mais votado pela internet durante todo o período junino. A solenidade de premiação ocorreu na noite desta terça-feira, 12, no Teatro Tobias Barreto e contou com várias personalidades do meio artístico sergipano.
O secretário de Estado do Turismo (Setur), Elber Batalha Filho, idealizador do Barco do Forró, destacou o reconhecimento do público com o novo produto turístico. “Saber que o nosso produto foi bem aceito por todos é o que faz consolidar o nosso trabalho, mostrando que estamos no caminho certo. Sergipe agora conta com mais um atrativo turístico durante a nossa maior festa”, disse o secretário.
Criado com o objetivo de proporcionar um passeio pelo Rio Sergipe e Rio Vaza Barris, ao som do autêntico forró pé-de-serra, num catamarã totalmente ambientizado com o tema junino, com casais de dançarinos que ensinaram os turistas como dançar forró, o Barco do Forró também proporcionou aos participantes uma parada cultural na Barra dos Coqueiros, onde grupos folclóricos locais fizeram apresentações. “Procuramos criar algo novo, que pudesse incrementar o nosso São João”, frisou o secretário.
Representando o secretário Elber Batalha Filho na solenidade, o secretário-adjunto de Turismo, José Roberto Andrade, assegurou que a premiação deixou todos que fizeram parte do projeto bastante recompensados. “Foi o primeiro ano do Barco do Forró e já ser premiado é algo fantástico. O que nós deixou bastante satisfeito foi a boa receptividade dos próprios sergipanos com o novo produto. A partir de agora, o Barco do Forró fará parte do calendário cultural do Estado ”, disse José Roberto.
Segundo ele, o Barco do Forró mostrou que Sergipe possui um potencial náutico enorme, mas ainda pouco explorado. “Este é um produto que poderá permanecer durante todo o ano, é inclusive uma idéia do secretário Elber Batalha, o que incentiva o turismo náutico em Sergipe”, concluiu José Roberto. O Barco do Forró foi realizado através de uma parceria do Governo do Estado, através da Setur, Banese Card, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) e prefeitura da Barra dos Coqueiros
O Troféu
O Troféu Sanfona de Ouro teve votação pela internet durante todo período junino e destacou 17 categorias do universo do forró, com enfoque principal para os autênticos artistas populares. O Projeto Barco do Forró ganhou o prêmio de criatividade na divulgação do Forró em Sergipe e recebeu com isso a placa de criação do artesão sergipano Beto Pezão, que tem a figura do matuto sanfoneiro. A solenidade contou com a presença de toda classe artística do universo dos festejos juninos.
Premiados
Grupo Peneirou Xerém (quadrilha da melhor idade), Projeto Barco do Forró (prêmio de criatividade – divulgação do Forró/Sergipe), Raimundo Damião (técnico de Ricardo Sá Sonorização- Uma vida dedicada ao Som), Quadrilha Unidos em Asa Branca (divulgação da nossa cultura além fronteiras), programa Forrobodó (apresentado pela cantora Amorosa na TV Atalaia), Zuerões do Forró (o novo som do forró), Forró dos Gordinhos (o peso bem humorado do novo Forró de Sergipe), Programa Levanta Poeira (TV Sergipe – Projeto de Interiorização da Cultura Regional Autêntica) e Circuito Cultural Rasgadinho (giro pelos bairros de quadrilhas e grupos de forró), Quadrilha Século XX (a beleza das nossas autênticas tradições), Programa do Bareta (TV Atalaia – espaço alternativo de divulgação do forró) e Yog Batera (prêmio especial – instrumentista).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Barco do Forró é premiado com o troféu Sanfona de Ouro 2011 – Foto: Ascom/Setur