[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) realizou nesta terça-feira, 15, as sete primeiras operações de crédito industrial para empresas ligadas à Associação dos Ceramistas de Telhas e Tijolos do Município de Itabaianinha (ACMI), no valor total de R$ 504 mil. Os contratos de crédito foram assinados na agência do Banese na cidade de Itabaianinha, durante cerimônia que contou com a presença de autoridades do Estado e empresários da associação. Os financiamentos, que contam com a garantia do Fundo de Aval do Governo do Estado, destinam-se à aquisição de equipamentos para modernização das cerâmicas e atendimento às exigências da legislação ambiental.

De acordo com os contratos, cada empresa adquiriu, junto ao Banese, um financiamento no valor de R$ 72 mil. “Com esses recursos vamos construir um forno fechado e colocar filtros para acabar com a poluição. E então vamos obter, da Secretaria do Meio Ambiente, as nossas licenças definitivas de funcionamento”, disse um dos tomadores dos empréstimos, José Rosa, dono da Cerâmica Santa Rosa.

Presente ao ato de assinatura dos contratos, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes, que representou o governador Marcelo Déda no evento, confirmou que todas as cerâmicas que adquirirem os equipamentos necessários para atender às exigências da legislação ambiental vão poder continuar funcionando normalmente. “Graças à atuação integrada dos órgãos do Governo, como a Semarh e o Banese, o Estado conseguiu encontrar uma alternativa para acabar com a emissão de particulados por parte das cerâmicas e vamos poder manter em atividade, produzindo e gerando emprego e renda, todas as empresas que se adaptarem à legislação”, disse Genival.

O secretário também destacou como ação de sucesso do Governo a linha de crédito criada pelo Banese para atender às necessidades de recursos dos donos das padarias para transformar a matriz dos seus fornos a lenha por fornos a gás, em atendimento à legislação ambiental.

Já o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, informou que o dinheiro dos empréstimos aos ceramistas estaria depositado na conta deles nesta quarta-feira, 16, e acrescentou que aqueles contratos eram os primeiros de uma série de outros que serão assinados pelo banco com os empresários da ACMI. Saumíneo também ressaltou a integração dos órgãos do Governo na busca de solução para os problemas do Estado. “O Banese tem firmado diversas parcerias com os órgãos do Estado, fornecendo soluções financeiras – esta é a missão do banco”, disse o presidente.

Também participaram do evento o diretor de Crédito de Desenvolvimento do Banese, Edson Caetano, o diretor de Crédito Comercial, Carlos Alberto Tavares, o deputado estadual Raimundo Lima Vieira, o presidente da Associação dos Ceramistas de Itabaianinha, Natalino Cabral, o gerente da Área de Crédito Rural e Industrial do Banese, Lauro Monteiro Rocha, e o gerente da Área de Microcrédito, Ednilson Nunes Góis, além da gerente geral da agência do banco em Itabaianinha, Maria Antonieta Caetano Siqueira.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.