[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O programa de fortalecimento da pecuária leiteira entre pequenos produtores rurais continua a fazer sucesso e mostrar resultados. Por esse motivo, o projeto ‘Balde Cheio’, fruto da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), o Sebrae, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, terá sua importância reconhecida no I Seminário ‘Oportunidades para Melhorar Qualidade do Leite em Sergipe’. Promovido pelo Sebrae, o evento acontece na próxima quarta-feira, 30, a partir das 8h30, no Aquários Praia Hotel, na Orla de Atalaia, em Aracaju.

O objetivo do ‘Balde Cheio’ é incentivar a pecuária leiteira entre os pequenos produtores rurais por meio de novas tecnologias (pastejo rotacionado, adubação, controle de gastos) que visam aumentar a produção de leite e, consequentemente, a lucratividade desses trabalhadores, além de resgatar a autoestima.

Em Sergipe, o programa é desenvolvido no perímetro irrigado Jabiberi, administrado pela Cohidro no município de Tobias Barreto, distante 105 km da capital. Existem, atualmente, três unidades demonstrativas e 15 assistidos do projeto em Jabiberi, onde os produtores e técnicos são treinados e capacitados para desenvolver a metodologia nos lotes e em suas áreas de atuação. Menos de dois anos após sua implantação, o ‘Balde Cheio’ fez dobrar a produção de leite no perímetro, de 1.000 para 2.000 litros/dia.

No seminário, o zootecnista, mestre em produção animal e consultor do Sebrae, José Sidnei Bezerra, apresentará a palestra ‘Balde Cheio – Resultados em Tobias Barreto’. “O Brasil tem 550 milhões de hectares de área agricultável, o equivalente à área total de 32 países europeus. Em nosso país são criadas 250 milhões de cabeças de gado, o que representa o maior rebanho comercial do mundo. Só no ano passado, foram produzidos 30 bilhões de litros de leite. Nós temos clima e relevo favoráveis a essa atividade, que é de longe a mais lucrativa para o homem do campo. Nesse sentido, não conheço outro projeto tão importante quanto o ‘Balde Cheio’. E o perímetro Jabiberi tem potencial para fortalecer a pecuária leiteira em Sergipe”, observou Sidnei em recente visita ao perímetro.

Outras participações

Além de destacar o ‘Balde Cheio’, o seminário abordará outras temáticas voltadas à produção do leite. O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Macedo Sobral, e o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Fagundes Fernandes, também farão apresentações. Confira a programação completa:

Quarta-feira, 30 de novembro

8h30 – Credenciamento

9h00 – Abertura

9h15 – Palestra: Programa Alimento Seguro – PAS
            Sebrae-SE – agrônomo Flávio Almeida

10h00 – Palestra: Balde Cheio – Resultados em Tobias Barreto
              Sebrae-SE / Embrapa / Cohidro
              José Sidnei Bezerra – AL

11h00 – Intervalo
11h15 – Palestra: Controle de Qualidade que Melhora Resultados
              Ana Carolina Castanheira – CAP LAB – SP

12h30 – Almoço

14h00 – Palestra – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA
              Fernando Fagundes Fernandes – DF

15h00 – Palestra: Política do Governo do Estado para o Setor do Leite
              José Macedo Sobral – secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

16h00 – Mesa Redonda
              Mediador: agrônomo Sérgio Santana

17h30 – Encerramento

Informações e inscrições: (79) 2106-7727 ou pelo email antonio.cardoso@se.sebrae.com.br

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.