[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Inaugurado durante a noite do último domingo, 2, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, o ‘Balaio Cultural’, um espaço voltado as apresentações de quadrilhas juninas, bandas de pífanos e outras atrações típicas do período junino e que tem como função promover e auxiliar na circulação do produto cultural sergipano, já despertou a atenção dos turistas que visitam o estado e gera grandes expectativas do setor hoteleiro.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e Secretaria de Estado da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides). Realizado sempre aos sábados, até a primeira semana do próximo mês, o ‘Balaio Cultural’ pretende explorar o ciclo junino como uma atração turística para o ano todo.

A ideia chamou a atenção do casal Aminabad e Maria Helena Loureiro. Conhecendo pela primeira vez o estado, os paranaenses ficaram encantados com a beleza da apresentação da Quadrilha Século XX, uma das atrações do primeiro dia de festa. “Passamos por algumas cidades do Nordeste, mas nunca tivemos a oportunidade de chegar até Aracaju. Estamos impressionados com a segurança e a limpeza daqui. Além de poder desfrutar de todo esse cenário, ainda assistimos a esse espetáculo”, ressaltou Antônio.

As amigas Luciana Lopes e Célia Silveira, naturais do Rio de Janeiro, aproveitaram uma viagem pelo Nordeste e incluíram no roteiro uma visita a Sergipe. Elas, que somente conheciam os festejos juninos pela televisão, também elogiaram a beleza do estado. “Sabíamos que o forró e a quadrilha são grandes atrações dessa terra, mas não imaginávamos que fosse algo tão belo. Depois desse passeio já estamos discutindo a possibilidade de um retorno no ano que vem. Queremos também chamar outras pessoas para vir conosco”, salientou Elaine.

Expectativa

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (Abih/SE), Kátia Pimentel Gadelha, elogiou a iniciativa do Estado para divulgar a cultura sergipana e ressaltou que o setor aguarda com expectativa o período junino, tradicionalmente marcado por grande ocupação nos hotéis.

“Eventos como esses são importantes porque funcionam como um atrativo a mais a ser oferecido em nosso estado. Recebemos muitos turistas que desconhecem a importância dos festejos juninos para a região e é em oportunidades como essa que divulgamos os nossos produtos culturais. É elogiável o investimento feito pelo Governo de Sergipe e esperamos que as atrações possam ser mantidas ao longo de todo o ano”.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, ao promover o ‘Balaio Cultural’ o Governo pretende não só oferecer mais um atrativo aos turistas que já se encontram em território sergipano, mas também estimular o retorno durante o mês de junho.

“Os festejos despertam a curiosidade em todos aqueles que visitam a nossa terra. A Orla de Atalaia já é uma atração natural e ao inserirmos essa programação, resgatamos a cultura e estimulamos os turistas a conhecerem um pouco mais das nossas tradições. Estamos fazendo uma experiência com esse evento, pois temos o objetivo de mantê-lo durante todo o ano”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.