Bairro América recebe o ´Arte em Toda Parte´ no próximo dia 19
“Os três primeiros circuitos realizados nos bairros Bugio, Santos Dumont e Augusto Franco, foram pilotos e agora vem crescendo cada vez mais. Além de ser durante todo o dia, terá mais ações conjuntas”, informou o diretor da Coordenadoria de Difusão e Intercâmbio Cultural, Alisson Couto. A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) será um dos parceiros nessa edição do circuito.
O principal objetivo do projeto é promover a inclusão social das comunidades mais carentes da cidade ao meio cultural e garantir o acesso da população ao cinema, teatro, shows e oficinas no próprio bairro. Inicialmente o circuito acontece uma vez a cada mês e prioritariamente nos bairros periféricos. “A receptividade está sendo muito boa”, destacou o diretor.
Uma feira de artesanato, com início às 16 horas e levada pela Fundat fará parte da programação. Dentro dessa feira haverá também produtos artesanais confeccionados pelos usuários dos Centros de Apoio Psicosociais (Caps). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é outro órgão parceiro, que fará oficinas dentro da programação, sendo uma delas com o tema ‘De palhaço e louco todo mundo tem um pouco’, referente à semana antimanicomial.
A programação também prevê uma exposição itinerante sobre a História do bairro América e dez oficinas, como a de grafitagem, que assim como foi no conjunto Augusto Franco, irá recuperar algum monumento local que esteja deteriorado. E também vai trabalhar através da oficina de pipa, a conscientização dos garotos sobre os cuidados com a rede elétrica durante a brincadeira. E ainda uma oficina de Maculelê.
Biblioteca Móvel
Uma atração a mais do Circuito ´Arte em Toda Parte´ será a visita da biblioteca móvel Itapemirim, que estará na cidade de 19 de maio a 1º de junho. Durante o circuito a biblioteca estará presente com o seu acervo. Segundo a coordenadora de cultura da Funcaju, Michele Tavares, a Prefeitura apóia com toda a estrutura.
Serão seis oficinas abertas ao público e com agendamento prévio para 20 turmas de escolas da rede municipal de ensino. “Além disso, haverá a apresentação de alguma atividade artística ou cultural que a comunidade desenvolva, além de promover uma programação paralela aberta ao público”, explicou. A biblioteca estará no bairro América dias 19 e 20 das 10 às 17 horas.
A partir do dia 21 até 25, ficará localizada na praça Camerino. Depois segue para o bairro Santa Maria, ficando dias 26 e 27 e retorna a praça Camerino para os dias 28 a 01 de junho, sempre no horário das 10 às 17 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]