[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O carnaval começou mais cedo para os pacientes atendidos no Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (COOL) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). Na quinta-feira, 31, os funcionários da unidade organizaram uma grande festa de carnaval para os pacientes, familiares e servidores da unidade. O baile foi animado ao som de marchinhas de frevo tocadas pela banda da Polícia Militar.

Colorida com serpentinas e fantasias, a recepção do centro ficou pequena para tanta alegria. Durante as semanas que antecederam o evento, os funcionários da unidade se dedicaram na decoração da festa e na aquisição de fantasias. "Toda a decoração da festa, inclusive as fantasias, foi feita através de doações dos servidores e de voluntários. Nós conseguimos até contratar uma profissional para fantasiar e pintar o rosto das crianças, dando um colorido especial à festa", explica a gerente administrativa da Oncologia, Rute Andrade.

Animação

A participação da banda da Polícia Militar foi o principal atrativo da festa. De acordo com Rute Andrade, a instituição vem se tornando uma grande parceira do Centro de Oncologia do HUSE. "Na primeira vez que vieram aqui, eles conheceram o centro e visitaram os pacientes. Na segunda, já trouxeram presentes para as crianças, e na terceira já estão tocando e animando a festa", comenta.

Segundo o sargento da Polícia Militar James Dean, a banda sempre recebe convites para tocar em bailes e festas, mas nem todos são avaliados como viáveis. "É uma enorme satisfação participar de atividades que possam levar alegria para essas crianças. Se nos convidarem no ano que vem estaremos aqui novamente", diz.

Para Maria Goreti Silva Cerqueira, funcionária do HUSE há 21 anos, a integração e a animação foram os diferenciais da festa.“"A festa foi linda e muito animada. É muito bom ver funcionários, pacientes e familiares se integrando como uma grande confraternização", dafirma.

Recuperação

De acordo com a fisioterapeuta da unidade, Valéria Barreto, a realização de atividades recreativas que ajudam a melhorar a auto-estima e a recuperação dos pacientes com câncer são estimuladas durante o ano todo no HUSE.

"Muitas dessas crianças sofrem de depressão e o estresse que elas passam no ambiente hospitalar é muito grande. Atividades como essas ajudam a melhorar o ânimo e conseqüentemente otimiza a recuperação", explica a fisioterapeuta Valéria Barreto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.