[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito mirim, Caio César Andrade, a vice-prefeita, Joyce Vasconcelos, ambos eleitos no último dia 8, e os 24 vereadores eleitos nas plenárias do Orçamento Participativo Mirim visitaram na manhã de hoje, dia 10, as instalações da Câmara Municipal de Vereadores e da Prefeitura de Aracaju. Na oportunidade, as crianças puderam conhecer o funcionamento dos dois órgãos.
A visita foi promovida pela Prefeitura de Aracaju através da Sepp – Secretaria Extraordinária de Participação Popular -, e supervisionada pelo secretário de Participação Popular, Márcio Macedo, e pela coordenadora do Orçamento Participativo Mirim, Simone Mota.
As autoridades mirins foram levadas à sede da Prefeitura Municipal e recebidas pelo prefeito em exercício, Edvaldo Nogueira. Lá elas foram diplomadas e levadas para conhecer as instalações da prefeitura e do gabinete do prefeito. Curiosas, as crianças quiseram saber desde como proceder para marcar uma audiência com o prefeito, até o significado dos diversos troféus que encontraram no gabinete.
Após a visita todos assistiram em primeira mão ao vídeo elaborado pela Secom – Secretaria Municipal de Comunicação –, que convida a comunidade para a festa do Dia das Crianças, realizada no Parque da Sementeira no próximo sábado, dia 12.
A sessão na Câmara de Vereadores foi aberta pelo presidente interino, vereador Adelson Barreto, que deu as boas vindas a todos. “É com grande prazer que abrimos as portas desta casa. A visita das crianças já faz parte do calendário da Câmara”, disse.
Além de Adelson Barreto, compuseram a mesa da sessão o prefeito e a vice-prefeita mirins, o secretário de Participação Popular, Márcio Macedo, e o vereador Emanuel Nascimento, líder do prefeito na Câmara.
Em seu discurso, Emanuel parabenizou a administração pela iniciativa e explicou as diferenças entre o poder Executivo e o Legislativo. “O prefeito deve gerenciar os recursos públicos e os vereadores devem fiscalizar o emprego do dinheiro e apresentar projetos de lei que beneficiem a população”, resumiu.
O prefeito mirim, Caio César, baseou sua fala nas determinações do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. “Vamos garantir a todos o direito à educação, ao lazer e à saúde”, disse com propriedade. Suas palavras foram reforçadas pela vice-prefeita mirim, Joyce Vasconcelos, que prometeu lutar por melhorias para as crianças de Aracaju. “Nós precisamos de mais creches e escolas. E também temos que tirar as crianças das ruas”, afirmou.
A representante dos vereadores mirins, Taís Souza Santos, destacou a importância de aprender sobre política. “Quando a gente crescer vai precisar saber destas coisas”, disse. “E mesmo não tendo sido eleita prefeita, eu sei que posso fazer alguma coisa pelo meu bairro e pela cidade toda”, complementou.
O secretário Márcio Macedo ressaltou a importância da experiência do Orçamento Participativo mirim em Aracaju. “A Prefeitura de Aracaju é pioneira na implementação do OP Mirim. Nós entendemos que as crianças não podem ficar à margem do processo porque apesar de sua ingenuidade, elas têm uma contribuição imensa a dar”, disse satisfeito.
Após a visita à câmara as crianças lancharam, assistiram ao teatro de fantoches sobre o trabalho desenvolvido pela PMA e posaram para fotos na sede da Sepp.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.