[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Aracaju vai se tornar uma referência nacional como uma das cidades brasileiras que conseguiu reduzir drasticamente os índices de mortes no trânsito”. A afirmação é do superintendente da SMTT, Henrique Luduvice, ao se referir à Campanha Cidadania no Trânsito, lançada oficialmente em 9 de outubro do ano passado. Desde o final de 2001, o motorista que não respeita a faixa e coloca a vida do pedestre em risco vem sendo punido por lei. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, o condutor que for flagrado cometendo esse tipo de infração pagará uma multa de 180 UFIR’s, o equivalente a R$ 191, e ainda será punido com a perda de 7 pontos na carteira.
“A grande maioria dos motoristas aracajuanos está consciente da importância ao respeito ao Código de Trânsito e da preferência do pedestre em relação à faixa”, comentou Luduvice. A recomendação a partir de hoje é do respeito à vida nas mais diversas situações de trânsito. Nos lugares onde não há semáforo nem agente de trânsito é a faixa quem prioriza a passagem das pessoas. Mas a campanha disciplina não só o motorista. ”Estamos agora concentrados no pedestre que deve sempre procurar a faixa mais próxima, fazer o sinal de vida na calçada, esperar os carros pararem e atravessar com segurança. Não podemos apenas esperar pelo condutor do veículo”, advertiu o superintendente.
A SMTT possui atualmente 72 agentes de trânsito, que ficarão posicionados em pontos de maior circulação de veículos, principalmente no centro da cidade e em frente a algumas escolas de Aracaju. “Pelo novo código, o desrespeito à faixa é uma falta considerada gravíssima”, enfatizou Luduvice, ao afirmar que não é do interesse da SMTT a aplicação da multa.
Muitos motoristas ainda sentem dúvidas. Nos cruzamentos, onde há faixa, e pouca visibilidade, o motorista precisa avançar – sem invadir a faixa – para ter um ângulo de visão melhor e permitir que os pedestres passem com segurança. Caso um outro grupo de pessoas se aproxime, o carro que estiver parado deve passar e o que vem atrás deve parar. E assim sucessivamente.

Diminuição da velocidade
Segundo Luduvice, é visível a diminuição da velocidade nas principais vias de Aracaju. “Percebe-se claramente que os motoristas estão convencidos de que não há razão de se andar acima de 60 KM/H. Acreditamos que isto deverá reduzir a ocorrência de acidentes graves em Aracaju”, disse ao acrescentar que as principais causas de acidentes com vítimas fatais no Brasil são a alta velocidade e o abuso de álcool.
Outro aspecto que o superintendente destacou foi quanto à implantação da sinalização indicativa em toda a cidade. “Nenhuma administração investiu tanto para tornar o trânsito na capital mais cidadão. Aracaju possui uma sinalização como nunca se viu antes. É mais um compromisso que a Prefeitura de Aracaju cumpre em benefício do cidadão”, finalizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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