[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Trabalhar o conteúdo programático das disciplinas, atrelado ao auxílio de um computador com aulas de informática. Esta é a finalidade da implantação do Laboratório de Informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, bairro São Carlos. Atendendo aos alunos de 1ª a 8 ª séries dos três turnos, a Unidade de Ensino oferece durante uma vez por semana aulas de informática. Quinze turmas frequentam o período da manhã, outras 15 turmas à tarde e 11 turmas à noite.

O laboratório de informática dispõe de 15 computadores, duas articuladoras que auxiliam professores e alunos e dois técnicos responsáveis pela manutenção dos equipamentos. A articuladora do laboratório, Lidiane Moreira Santos Silva afirmou que de início os alunos tem aulas de noções de informática e aprendem a manusear o computador. “Eles aprendem a pintar no paint, trabalhar com a calculadora, o bloco de notas e outros, para depois trabalhar com os professores”, disse.

Cada professor tem seu horário reservado para dar aulas, ensinando os alunos a trabalhar com o computador os assuntos que foram passados em sala de aula. Com a ajuda de um articulador que é responsável pelo laboratório, os professores utilizam a informática como instrumento pedagógico para facilitar o aprendizado dos alunos. “Trabalho muito com os meus alunos o desenho e o texto. Antes eles só desenhavam, ou só digitavam os textos que eram produzidos em sala de aula. Hoje eles estão trabalhando os dois juntos”, ressaltou a professora polivalente, Maria Rosenilde de Oliveira Carvalho.

A aluna da 1ª série A, Maria Letícia dos Santos, disse que adora as aulas de informática, e a parte que gosta mais é de desenhar. Segundo a articuladora Lidiane Silva, os alunos do turno da manhã são os que trabalham mais com desenhos. “Os alunos da manhã estudam até a 3 ª série, por isso não têm muita dificuldade, eles brincam muito. Já os da tarde e noite têm muitas dúvidas, procuram esclarecer e aprender tudo”, lembrou.

A coordenadora Pedagógica, Maria Nazaré Simões de Araújo, afirmou que os alunos adoram as aulas de informática e não perdem um só dia. “ Se fosse fazer a vontade deles todos os dias as aulas seriam no Laboratório de Informática, pois eles gostam muito”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.