Atuação do serviço social do Samu 192 se consolida na capital sergipana
Trata-se do serviço social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde na Rede de Urgência e Emergência, atividade que já existia na época da Central de Ambulâncias, mas que após a implantação do Samu 192 Aracaju foi consolidada e corresponde a uma parcela significativa do total de atendimentos realizados pelo Samu. No mês de novembro foram registradas 1.827 remoções. Esse número compreende à quantidade de deslocamento de usuários para atividades como quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia.
O agendamento dos usuários é feito com três dias de antecedência. As próprias unidades de saúde do município, através dos assistentes sociais e enfermeiros, entram em contato com a assistente social do Samu e assim é disponibilizado o serviço. Além desses casos, há aqueles que já estão cadastrados pela necessidade dos usuários de disponibilizarem do serviço com freqüência.
Totalizando o número de atendimentos do serviço social nesses últimos 11 meses, as estatísticas demonstram que o Samu realizou 19.050 remoções e que o número de pacientes cadastrados no serviço aumentou 20%, ou seja, passou de 235 pacientes cadastrados, em janeiro, para 291, em novembro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Atuação do serviço social do Samu 192 se consolida na capital sergipana – Foto: Ascom/SMS