[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O presidente da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, Osvaldo Nascimento, fez questão de comunicar ao gerente de Espaços Públicos da empresa, seu elogio pessoal ao trabalho realizado pelas equipes de fiscalização durante estes quase dois anos de Administração Municipal.
Para Nascimento, o reconhecimento ao trabalho realizado pelos fiscais é importante para servir de estímulo aos funcionários. Esses elogios são um reconhecimento ao serviço prestado pelos fiscais nas várias ações da empresa. “A Emsurb tem atribuições que tratam diretamente com uma população mais carente e muitas vezes se vê em situações constrangedoras. Temos por obrigação que evitar, por exemplo, o surgimento de comércio ambulante irregular, mas ao mesmo tempo sabemos que estamos lidando com pessoas que dependem exclusivamente disso para viver. Porém, temos que cumprir a lei sem que seja preciso usar da violência e acima de tudo respeitar o cidadão e o direito de ele retirar o seu sustento com o fruto do seu trabalho”, completa.
Osvaldo Nascimento acrescentou que passados 22 meses da Administração Municipal não houve registro de incidentes envolvendo fiscais da Emsurb. “Desde o início da gestão o prefeito Marcelo Déda procurou oferecer um tratamento humano a todos os aracajuanos e uma de suas recomendações era desfazer a má impressão que alguns segmentos da comunidade tinham da Prefeitura de Aracaju. Para isso, no ano passado os funcionários da Emsurb realizaram cursos de capacitação profissional”.
Devido ao trabalho desenvolvido por eles, as aulas tiveram como tema “Qualidade no atendimento”, “Liderança” e “Relação interpessoal”. Segundo Nascimento, o tipo de trabalho desenvolvido pelos fiscais é estressante e muitas vezes eles são incitados a agir com violência, recebem insultos e agressões, “mas temos sempre exigido que não reajam aos insultos”, disse.

Solidariedade
O comunicado apresentado ao gerente de Espaços Públicos da Emsurb teve também o caráter de se solidarizar aos servidores que recentemente sofreram agressões por parte de membros da Polícia Militar. Nesta semana, dois servidores da Emsurb sofreram agressões de policiais fardados. Na noite de terça-feira, 15, um dos fiscais da Emsurb foi abordado por três policiais militares da Companhia de Choque nas imediações do Mercado Albano Franco. Sem motivação, os PMs passaram a espancá-lo, deixando hematomas nas costas e braço, além de prendê-lo no local. O servidor, que preferiu não se identificar, não pôde reconhecer os três agressores por estarem sem o nome na farda.
Na última quarta, 16, outro servidor sofreu intimidações da polícia. Desta feita, um sargento do Garra – Grupo Armado de Repressão ao Roubo em Aracaju – ameaçou um dos fiscais da prefeitura que atuam no Centro da cidade. Segundo o fiscal, o sargento se envolveu em uma confusão há mais de cinco anos e vem perseguindo-o desde então, ameaçando-o de prisão e agressão.
O presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, ficou assustado com a atitude dos policiais e determinou a apuração dos fatos para evitar novos casos. De acordo com Nascimento, a prefeitura sabe que são casos isolados e que não condizem com a conduta da Polícia Militar. “Não queremos aqui generalizar e dizer que toda a polícia é culpada, e sim um ou outro policial com desvio de conduta”, esclareceu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.