[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O esquema de trabalho que será executado pela Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – durante o Pré-caju está pronto. As ações da empresa estarão centradas na fiscalização do comércio e na limpeza de toda a área que envolve o evento, ou seja, não só no corredor por onde os blocos vão desfilar, mas também nas ruas transversais.
Segundo o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, as duas frentes de trabalho (limpeza e fiscalização) representam uma significativa participação na festa, visto que são serviços essenciais à realização do evento. “Na parte de limpeza, teremos cerca de 260 pessoas, enquanto na fiscalização estaremos com um efetivo de 100 fiscais extras, sem incluirmos aí os coordenadores e aqueles que estarão atuando indiretamente junto conosco”, disse Nascimento.
Na fiscalização, a primeira providência tomada pela Emsurb foi dividir em sete setores o percurso da festa. Segundo o gerente de Espaços Públicos, Luís Fernando Barreto, no ano passado as equipes de fiscalização atuavam divididas em cinco setores, mas este ano a preocupação de fazer uma maior divisão do percurso teve como objetivo facilitar o trabalho dos fiscais: “Com uma maior divisão do espaço, reduzimos a área de atuação de cada equipe, agilizando a ação da fiscalização”, justifica Luís Fernando, confirmando que em cada setor quatro pessoas serão responsáveis pela disciplina do comércio.
Conforme informação do gerente de Espaços Públicos, serão sete equipes no total atuando no Pré-caju, sendo que em cada equipe serão quatro pessoas. Dezoito fiscais ficarão responsáveis pelas áreas de entrada e saída do percurso, outras 44 estarão encarregadas pela fiscalização do comércio nas ruas transversais à Beira Mar. Por fim, seis fiscais ficarão responsáveis pelo monitoramento das áreas de mangue, para impedir que sejam usadas como depósito de lixo ou como moradia, evitando a degradação do local. Como equipe de apoio, a Emsurb ainda conta com quatro fiscais que ficarão de prontidão para qualquer emergência.
O presidente da Emsurb alerta que os fiscais serão rigorosos na questão da organização e na apresentação da autorização do comércio. “Nossos fiscais estão instruídos a não permitir o comércio clandestino, até mesmo para garantir a organização e o direito que os vendedores que pagaram suas taxas têm”, alerta Nascimento. Além disso, os fiscais estarão preocupados também em impedir que o comércio se instale nos canteiros centrais e disciplinar o comércio que se utiliza de botijões de gás e ou aquecimento em geral para que permaneça instalado a pelo menos três metros das esquinas e somente nas ruas transversais.
“Fazemos um alerta para os vendedores que vão atuar no Pré-caju, que colaborem com o trabalho das nossas equipes. Todos sabem que não podem trabalhar sem autorização, até para organizar o comércio. Por isso, todos devem ter em mãos durante todos os dias do Pré-caju o recibo original de pagamento da taxa quitado e o selo adesivo para facilitar a fiscalização. Se o comerciante não dispuser desses documentos, seremos obrigados a cobrar no próprio local a taxa referente à autorização”, alerta o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento.

Limpeza
Na outra frente de trabalho, que vai cuidar especificamente da limpeza, a Emsurb vai atuar com aproximadamente 260 pessoas, divididas em 18 equipes. A gerente de Limpeza Pública da Emsurb, a engenheira Lígia Gomes, explicou que a equipes de limpeza vão atuar no período da manhã, no horário das 6 horas às 9 horas. “Dividimos em 18 equipes com 13 pessoas em cada uma delas, que neste horário vão fazer o serviço de varrição, coleta e lavagem com detergente todo o percurso do desfile dos blocos, assim como as vias transversais ao evento”, explica. Nesta ação, os funcionários da Emsurb vão contar com quatro caminhões coletores e dois caminhões-pipa.

Bloco da limpeza
À noite, a atração à parte será o Bloco da Limpeza, onde cerca de 100 servidores da Emsurb estarão atuando na limpeza, coleta e lavagem do corredor de desfile dos blocos. Segundo Lígia Gomes, “estas 100 pessoas terão um caminhão coletor, dois caminhões-pipa e um caminhão com carroceria para dar apoio à equipe. Mas o que vai chamar a atenção, principalmente dos turistas, é que uma bandinha de frevo acompanha o bloco enquanto é feita a limpeza; será muito divertido!”, conta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.