Atletas dos Jogos da Primavera buscam a integração
Para dar suporte aos mais de mil alunos das escolas públicas da rede estadual que vêm do interior para participar da 2ª etapa dos XXVI Jogos da Primavera / Olimpíadas Escolares 2007, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) colocou à disposição das equipes, diariamente, almoço e aproximadamente 100 veículos, entre ônibus e vans, para o transporte. A 2ª etapa dos XXVI Jogos foi aberta no último dia 11 de agosto, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, e será encerrada nesta terça-feira, 21.
No espaço Sesi, na Avenida Tancredo Neves, atletas de diversas modalidades e de vários pontos do Estado estão se encontrando na hora do almoço desde o início das competições. Dezenas de refeições estão sendo distribuídas entre os competidores. Nesta última etapa dos Jogos, a alimentação está sendo preparada por uma empresa vencedora de licitação realizada pela SEED. O local também está sediando as competições de xadrez, futsal, natação adaptada e triatlo.
"Hoje já não estamos recebendo o mesmo número de atletas. A proporção em que as competições vão acontecendo, os atletas das equipes eliminadas retornam para suas cidades. Mas o nosso público ainda é bem significativo", informou o presidente da Comissão de Alimentação dos Jogos da Primavera, professor João Bosco Viana. Ele disse que neste período estão almoçando no espaço Sesi cerca de 600 estudantes por dia.
Integração
O atleta Bruno Manoel dos Santos, de 16 anos e integrante da equipe de Futebol do Colégio Estadual Poeta José Sampaio, de Carmópolis, disse estar bastante satisfeito com o acolhimento recebido. "Temos transporte e alimentação. Talvez se a Secretaria de Educação não oferecesse essas condições, a gente não tivesse como participar desta etapa", disse o aluno do 1º ano do Ensino Médio.
O horário do almoço também tem se tornado um espaço de discussão sobre as competições. No refeitório, os atletas se encontram antes ou depois dos jogos e aproveitam para discutir estratégias sobre as partidas e tirar dúvidas com os professores de Educação Física de suas unidades de ensino.
Para a professora Suely Kátia de Menezes, do Colégio Estadual Almirante Barroso, de Muribeca, o local de concentração dos atletas foi muito bem escolhido pela Secretaria de Educação. "Aqui almoçamos tranquilamente e ainda temos espaço para dialogar com os nossos alunos", disse.
A coordenadora de Educação Física da Diretoria de Educação 5, professora Maria do Carmo de Souza, também elogiou o espaço e garantiu que a expectativa dos atletas da região é muito boa. Ela têm acompanhado as competições que envolvem atletas dos colégios estaduais localizados nos municípios que compreendem a DRE 5, como Nossa Senhora das Dores e Cumbe.
O espaço reservado pela Secretaria de Educação para servir o almoço dos participantes dos Jogos da Primavera ainda tem proporcionado a integração de adolescentes e educadores. A equipe de Futsal do município de General Maynard conheceu a equipe técnica de Muribeca e passou a dividir a mesma mesa durante o almoço. No acesso ao refeitório, as meninas do Atletismo comentam as possibilidades de classificação, enquanto que os enxadristas aproveitam o ambiente para buscar concentração.
Essa movimentação, segundo a Diretora do Departamento de Educação Física da SEED, professora Maria Auxiliadora Pires, vai acontecer até esta terça-feira, quando serão encerrados os XXIV Jogos. As equipes continuam disputando as modalidades de basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol, voleibol, atletismo, atletismo adaptado, capoeira, capoeira adaptada ginástica rítmica, ginástica olímpica, judô, caratê, natação adaptada, triatlo, ciclismo, tênis de mesa e xadrez.
Jogos
Participam dos Jogos da Primavera mais de 10 mil atletas de 251 escolas da rede estadual, municipal, federal e particular de ensino, competindo em 19 modalidades esportivas. A rede estadual de ensino participa com 133 escolas, com seus atletas disputando em todas as modalidades. As competições estão sendo realizadas em diversos locais da capital, a exemplo do Clube Cotinguiba, nas sedes do Sesi localizadas no Conjunto Augusto Franco, no Bairro 18 do Forte (Carlos Cruz) e na Avenida Tancredo Neves e nas dependências das escolas públicas e privadas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]