[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O excelente desempenho de crianças e adolescentes atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) no Campeonato Sergipano de Judô revela o sucesso dos programas sociais executados pela Prefeitura de Aracaju para retirar das ruas da cidade e da condição de trabalho a população infanto-juvenil.

O campeonato foi realizado no sábado no Ginásio de Esportes Charles Moritz e os sete adolescentes que participaram da competição tiveram uma brilhante atuação. Apenas um dos atletas não conquistou medalha, mas está entre os quatro melhores na categoria que disputou.
Os atletas da Semasc conquistaram uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze. Luís Henrique Carlos Santos, 14, foi o grande vencedor na Categoria Juvenil ao conquistar a medalha de ouro. “Fiquei muito feliz por ter conseguido esse resultado. Foi uma boa vitória”, comemorou, sorridente, exibindo a medalha. “Estou há seis anos no Programa e é muito bom. É um programa que me dá oportunidade de conhecer pessoas novas. Agora penso em outro futuro com esse esporte”, revela.

Fernanda Xavier da Silva, 15, foi premiada com a medalha de prata também na Categoria Juvenil. “Ganhar a disputa é muito bom. É uma forma de mostrar o que eu aprendi no Projeto. Estou muito feliz”, resume a adolescente. “O Projeto fez com que eu olhasse meu futuro de outra forma. Antes de entrar no Programa eu precisava trabalhar fazendo gesso e, hoje, não trabalho mais. Só estudo e freqüento o Programa onde aprendo várias coisas”, afirma a adolescente, estampando um largo sorriso, que traduz sua satisfação.

O educador social Judô Christiano Mesquita, orientador da Oficina de Judô, não esconde a alegria em participar destes resultados, entendendo que os programas sociais da Prefeitura estão dando uma contribuição espetacular para crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. “De dois anos para cá, os adolescentes vêm se destacando no Judô e, a cada campeonato, é importante a participação deles porque é um aprendizado diferente”, comenta. “O convívio social é outro, diferente da realidade deles, já que o campeonato tem a participação de atletas de escolas particulares, de outra realidade social. Nesses eventos, eles se integram com outros adolescentes”, complementa.

Esses atletas participam da jornada ampliada do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) praticada no Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite e no Centro de Referência da Assistência Social Neuzice Barreto. Durante a jornada ampliada, estes adolescentes, antes vítimas da exploração da mão de obra infantil, participam de atividades nas Oficinas Sócio-educativas, onde são ministradas aulas voltadas para a prática esportiva, que vem resgatando a cidadania e contribuindo com a elevação da auto-estima desse grupo.

Acompanhe a classificação dos atletas da Semasc:

– Luís Henrique Carlos Santos – Juvenil, 1° lugar, medalha de ouro

– Phelipe Nascimento dos Santos – Pré-Juvenil, 2° lugar, medalha de prata

– José Henrique de Oliveira Santos – Pré-Juvenil, 2° lugar, medalha de prata

– Fernanda Xavier da Silva – Juvenil, 2° lugar, medalha de prata

– Felipe Marcio Rezende – Pré-Juvenil, 3° lugar, medalha de bronze

– Ana Patrícia Lima de Oliveira – Pré-Juvenil, 3° lugar, medalha de bronze

– Ana Carla Conceição Santos – Pré-Juvenil, 4° lugar[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.