[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju ganha destaque estadual na área esportiva, através de adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), que obtiveram uma performance exemplar durante o VIII Campeonato Sergipano de Karatê Shotokan e Chorin-Ryu. A equipe, formada por 24 atletas mirins, foi contemplada com 11 medalhas, das quais quatro eram de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

A competição estadual foi promovida pela Federação de Karatê Interestilos de Sergipe e teve o objetivo de realizar dois campeonatos em um só momento. Sete equipes estiveram presentes neste campeonato, totalizando uma atuação de 150 atletas, entre os quais se destacaram os 24 atletas da Semasc, com idade entre 10 e 17 anos, inseridos na Oficina de Karatê do Projeto Criança Cidadã. (Conheça ao final da matéria a relação dos campeões da Semasc).

Eles disputaram nas categorias infantil – 10 e 11 anos -, infanto-juvenil – 12 e 13 -, juvenil – 14 e 15 anos -, e Kadete – 16 e 17 anos -, nas modalidades Kata e Kumite. O campeonato, que é fase preparatória para o Mundialito de Katatê Interestilo, que acontecerá em São Paulo, foi realizado no último sábado, dia 4, no Clube do Trabalhador do Sesi, localizado à avenida Simeão Sobral.

O torneio começou com os atletas disputando nas modalidades Kata e Kumite. Ao final, os campeões por categorias disputaram o título de campeão interestilos e, mais uma vez, os atletas do Projeto Criança Cidadã tiveram um aproveitamento positivo no esporte. Eles demonstraram garra e, acima de tudo, impressionante talento durante as disputas. O clima de alegria contagiou o Complexo Desportivo assim que os resultados da competição foram sendo anunciados pelo educador social José Macedo Neto.

John Lennon Santos, 15, contemplado com duas medalhas de ouro, ficou emocionado com o resultado que adquiriu. “Para mim é uma grande satisfação vencer em primeiro lugar. Estou muito feliz com o resultado que estou levando para casa. Isso comprova que estamos sendo bem treinados na Oficina de Karatê do Projeto Criança Cidadã. Sinto-me preparado para disputar o Mundialito de Karatê e otimista. Vou conquistar bons resultados”, comenta o atleta campeão.

Da mesma forma enfatiza Rodrigo dos Santos Silva, contemplado com medalha de bronze. “Estou muito feliz com o resultado que obtive hoje. Estamos preparados para competir com qualquer atleta das modalidades que pertencemos. A partir de hoje vou me preparar para o Mundialito de Karatê e espero fazer uma boa apresentação e voltar com vitória”, comenta.

José Cleiton Santos, 11, contemplado com três medalhas de ouro, também não escondeu a satisfação com os resultados do torneio. “Sinto-me feliz com essas medalhas que conquistei, pois representa meu esforço pela arte do Karatê”, comentou, feliz. “Agradeço ao Programa Criança Cidadã e à Prefeitura por nos dar essa oportunidade de competir com outros atletas. É muito bom participar desse torneio importante, que reúne atletas de várias associações do Estado. Estou satisfeito com esse resultado”, diz.

“O importante é competir. O resultado vem através do esforço. A atuação positiva que tive hoje representa a dedicação e o amor que tenho pela arte do karatê”, comenta Rafael Oliveira dos Santos, 15, contemplado com medalha de prata. O adolescente Cleberton da Conceição, 14, medalha de bronze na modalidade Kumitê, destaca a importância em disputar um campeonato entre atletas de diferentes classes sociais. “Sinto-me feliz com minha colocação. Acredito que estou evoluindo no esporte. Este é um momento importante em minha vida. Representa o trabalho que a Prefeitura de Aracaju presta por todos nós inseridos no projeto”, comenta. “Depois que entrei no Projeto Criança Cidadã, minha vida mudou para melhor”, confessa.

Sérgio Santos da Silva, 17, também obteve medalha de ouro e comenta a responsabilidade de competir com atletas bem preparados. “O programa tem modificado minha vida para melhor. Estou satisfeito com minha colocação e hoje eu estou preparado para disputar outros torneios”, observa o jovem. Para aqueles que não obtiveram bons resultados, segundo eles, o importante é competir. É o caso do jovem José Moraes Santos Filho, 16, faixa branca. “Não obtive medalhas, mas estou feliz por ter participado. Agradeço o esforço que o Projeto Criança Cidadã fez para inserir todos nós nesse campeonato. Não fui vencedor, mas ganhei experiência para o próximo campeonato”, declara.

A coordenadora do Projeto Criança Cidadã, Carla Vanessa, destaca a importância da participação da equipe no campeonato. “A inclusão social pelo meio do esporte é de fundamental importância. Essa é a maneira de mostrar que nossos atletas são capazes de competir em qualquer categoria. As vitórias que obtivemos hoje mostram que temos sucesso no esporte”, afirma a coordenadora.

Conheça os Campeões da Semasc:

1 – Categoria Kata até Faixa Verde 16 e 17 anos Masculino
Primeira Colocação – Sérgio Santos, 17 anos – Medalha de Ouro
Segunda Colocação – Thiago dos Santos Souza, 16 anos – Medalha de Prata
Terceira Colocação – Joedson Rodrigues dos Santos, 16 anos – Medalha de Bronze

2 – Categoria Kumite 14 e 15 anos Masculino Menor que 1,60 metros
Primeira Colocação – John Lennon dos Santos, 17 anos – Medalha de Ouro
Segunda Colocação – Rafael Oliveira da Silva, 15 anos – Medalha de Prata
Terceira Colocação – Cleberton Conceição, 14 anos – Medalha de Bronze

3 – Categoria Kumite 10 e 11 anos Masculino
Primeira Colocação – José Cleiton dos Santos, 11 anos – Medalha de Ouro

4 – Categoria Kata 10 a 12 anos Masculino
Primeira Colocação – José Cleiton dos Santos, 11 anos – Medalha de Ouro

5 – Desafios Shotokan e Shorin-Ryu
Primeira Colocação – José Cleiton dos Santos, 11 anos – Medalha de Ouro
Primeira Colocação – John Lennon dos Santos, 17 anos – Medalha de Ouro

6 – Categoria Kumite 14 e 15 anos Feminino
Terceira Colocação – Susane Naiara Macedo de Jesus, 15 anos – Medalha de Bronze

7 – Categoria Kumite 16 e 17 anos Masculino
Terceira Colocação – Thiago dos Santos Souza, 16 anos – Medalha de Bronze

8 – Categoria Kumite 14 e 15 anos Masculino
Terceira Colocação – Rodrigo dos Santos, 16 anos – Medalha de Bronze[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.