[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Através de palestras com apresentação de slides, estudantes da capital sergipana participam das atividades alusivas à Semana do Doador, realizada no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). O evento, que começou no último dia 19, segue até quinta-feira, 25, quando será celebrado o Dia do Doador Voluntário de Sangue.
 
Este ano, a semana tem como foco trabalhar a conscientização de estudantes menores de idade, através do tema: ‘Doador do Futuro’. “Nosso objetivo é chamar a atenção dessas pessoas que serão os doadores do futuro e torná-las multiplicadoras de informação junto aos pais, irmãos e amigos”, enfatizou Gustavo Filho, superintendente do Hemose.
 
Nos dois primeiros dias, o evento mobilizou cerca de 200 alunos dos colégios Maria Thethis Nunes, Santa Rita de Cássia, Presidente Vargas e Médici. Atentos às explicações fornecidas pelo palestrante e assessor de Qualidade do Hemose, Weber Teles, os estudantes aproveitaram para fazer questionamentos sobre a doação e o uso de tatuagem e piercings, entre outros.
 
No intervalo de cada palestra, os alunos ouviram o depoimento de pacientes assistidos pelo ambulatório do Hemose, sobre a necessidade da doação sanguínea. Dentre eles, Glauber da Costa, que realiza tratamento de hemofilia, e Clecia da Conceição Cruz, mãe de duas crianças com Doença Falciforme. Em seguida, os pacientes sortearam pinturas, produzidas pelas crianças em tratamento no hemocentro.
 
Interesse
 
Ao final das atividades, os alunos se mostraram surpresos com a importância e a necessidade do sangue para a sobrevivência do ser humano. Foi o caso do grupo composto por cinco estudantes do Colégio Presidente Vargas. “Não sabíamos que o sangue pode salvar tantas vidas”, destacaram as alunas Amanda Alves, 14 anos, Andreza Oliveira, 16 anos, Mylena Alves, 12 anos, Letícia Santos, 14 anos, e Andreza Correia, 13 anos.
 
A professora Maria Cristina de La Veja, que leciona língua portuguesa no Colégio Presidente Vargas, acompanhou a palestra junto com os alunos e contou que ficou impressionada com as explicações sobre o sangue e com os depoimentos dos pacientes. “Vamos passar essas informações para os demais membros da escola e realizar atividades com os alunos em sala de aula sobre o que vimos na palestra”, relatou.
 
Programação
 
A programação da Semana do Doador terá continuidade a partir desta segunda-feira, 22, com a realização de mais três dias de palestras educativas. Já na quinta-feira, 25, a partir das 8h30, acontece uma solenidade no Hemose, seguida de café da manhã, em homenagem aos doadores sergipanos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.