Atendimento escolar de Sergipe é o terceiro melhor do Nordeste
Sergipe está entre os estados brasileiros que atingiram quase todas as metas estabelecidas no ‘Todos pela Educação’, movimento da sociedade civil que tem como missão garantir o direito de todas as crianças e jovens a terem uma educação básica de qualidade.
No tocante à meta que estabelece o atendimento escolar da população de quatro a 17 anos, o estado de Sergipe aparece com o terceiro melhor percentual do Nordeste e o sétimo do país, ficando à frente de estados ricos como Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco.
Neste item, no ano 2000 a taxa de atendimento escolar era de 85%. Em 2010 a taxa de atendimento aumentou para 93,2%, um acréscimo de mais de 8%. Tomando-se como base o número de crianças e adolescentes de quatro a 17 anos, somente 6,8% dessa população ainda se encontram fora da escola. Ao comparar com outros estados que têm uma população semelhante à de Sergipe, observa-se que o estado está com melhor índice com relação a Alagoas, Acre, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
Sergipe também está acima de estados como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, e vários outros, no que se refere à taxa de atendimento à crianças e jovens de seis a 14 anos. Um quantitativo de 97,2% desse público sergipano encontra-se nas escolas.
A Secretaria de Estado da Educação reconhece que algumas metas estabelecidas pelo ‘Todos pela Educação’ precisam avançar, a exemplo da aprendizagem. Para tanto, a Seed desenvolve um trabalho que tem o objetivo de estruturar o ensino e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas da rede estadual.
Desde abril de 2011 a Secretaria de Estado da Educação iniciou um trabalho coletivo com os diretores regionais, diretores das escolas estaduais, técnicos e assessores para definir as políticas educacionais no sentido de elevar a aprendizagem. Um documento foi elaborado e as metas e as ações foram definidas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Atendimento escolar de Sergipe é o terceiro melhor do Nordeste – Foto: Marco Vieira/ASN