Atendimento do Samu aumenta mais de 50% em relação ao ano passado
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) vem aumentando a cada mês o número de atendimentos realizados em todo o Estado. Em janeiro deste ano, foram atendidos 4.921 chamados, 2.838 a mais que no mesmo período no ano passado. O aumento, superior a 57%, é resultado da reestruturação do Serviço. No início de 2007, o Samu 192 Sergipe tinha apenas 28 ambulâncias, das quais apenas 19 funcionando. Atualmente, 32 viaturas estão à disposição para atender os sergipanos em qualquer região do Estado.
O modelo geométrico, implantado no segundo semestre do ano passado, também vem garantindo mais eficácia ao Serviço. O novo molde não concentra as ambulâncias do Samu apenas na capital, mas divide o Estado em oito regiões onde estão sendo distribuídas as Unidades de Suporte Avançado (USA), com médico intervencionista, enfermeira, técnico ou auxiliar de enfermagem e condutor, e Unidades de Suporte Básico (USB), com um condutor e o técnico ou auxiliar de enfermagem. A mudança está permitindo diminuir o tempo de resposta para cada chamado.
Em média, 85% dos socorros são prestados pelas USB e apenas 15% pelas USA. No mês de janeiro, por exemplo, dos 4.921 atendimentos, apenas 738 foram realizados por Unidades de Suporte Avançando. Já as Unidades de Suporte Básico, no mesmo mês, atenderam a 4.183 cidadãos, numa média de 139 saídas por dias. A maioria das pessoas atendidas pelo Serviço é de pacientes clínicos adultos, incluindo aqueles com problemas cardiovasculares. Os casos traumáticos e obstétricos ocupam, respectivamente, a segunda e terceira colocação nas chamadas.
Alerta
A coordenadora de Enfermagem do Samu Sergipe, Conceição Mendonça, voltou a alertar sobre o grande número de trotes. No mês de janeiro, das 33.617 chamadas recebidas pelo Serviço, 20.476 foram trotes, o equivalente a 60,9% das ligações. "Precisamos da colaboração de todos para que a gente possa prestar um serviço ainda melhor. Quando há um trote, além de atrapalhar o atendimento às verdadeiras situações de urgência, desperdiçamos tempo e combustível", frisou Conceição.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Atendimento do Samu aumenta mais de 50% em relação ao ano passado – Foto: Isa Vanny