[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão acompanhando o lançamento da adesão ao ‘Selo Unicef – Município Aprovado’ em todas as cidades sergipanas inscritas para participar do projeto. Para receber a certificação, os municípios precisam atingir indicadores de impacto social que beneficiem crianças e adolescentes.

"Estamos oferecendo nosso apoio institucional aos municípios, já que diversas metas que eles precisam alcançar estão relacionadas à saúde, como a diminuição da taxa de mortalidade infantil para menores de um ano, desnutrição infantil em menores de dois anos, combate ao HIV/AIDS, entre outras", explicou Luís Cláudio Soares, gerente da Atenção Básica da SES.

O selo do Fundo das Nações Unidas Para a Infância é um reconhecimento internacional dado aos municípios do semi-árido brasileiro que se empenharam para melhorar os índices relacionados à qualidade de vida da sua população infanto-juvenil. Nove estados nordestinos, além de Minas gerais (MG) e Espírito Santo (ES) fazem parte da iniciativa.

Edição 2008

A Edição 2008 do Selo Unicef foi lançada em Sergipe no dia 16 de maio pelo Governo do Estado, quando os gestores dos municípios do semi-árido se comprometeram a adotar medidas que melhorem as condições de vida da região, implementando ações que proporcionem resultados positivos na promoção dos direitos de crianças e de adolescentes.

Entre as oito principais metas estão manter em vida todas as crianças de um ano de idade, garantir atenção básica de saúde principalmente às mulheres grávidas, garantir a nutrição de todas as crianças menores de dois anos, levar água limpa a todas as crianças e adolescentes, manter todas as crianças de 4 e 5 anos na pré-escola.

Também entram na lista a garantia de acesso e conclusão do Ensino Fundamental de todas as crianças e adolescentes, além do registro civil gratuito de todas as crianças.

Avaliação

Os municípios inscritos serão avaliados nos próximos dois anos por indicadores relacionados a impacto social, gestão de políticas públicas e participação social a fim de conseguir o Selo. Em 2006, apenas cinco dos 34 municípios sergipanos que se inscreveram para concorrer ao Selo conseguiram o certificado: Cedro de São João, Lagarto, Poço Redondo, Porto da Folha e Propriá.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.