[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O cuidado com a preservação das autênticas tradições nordestinas, a geração de ocupação e renda, a projeção nacional da cidade de Aracaju, a valorização dos artistas locais e da auto-estima dos aracajuanos. Estes foram alguns dos aspectos ressaltados como positivos pela vereadora Conceição Vieira, na manhã de hoje, durante um pronunciamento no plenário da Câmara de Vereadores.

A vereadora, líder do prefeito na Câmara, apontou os principais benefícios obtidos a partir da decisão da atual administração municipal em transformar os festejos juninos em referência nacional. “Hoje, a festa de Aracaju já é tida como uma das melhores do país não só na programação, como também na própria organização, servindo como referência em festejos juninos”, destacou Conceição.

Segundo a vereadora, a festa traz benefícios à cidade em diversos aspectos que vão desde a geração de renda no município, beneficiando milhares de pequenos comerciantes, até a valorização dos artistas locais. Outro aspecto ressaltado diz respeito ao resgate da história e de todos os aspectos culturais que envolvem os festejos juninos. “Há pouco tempo, Sergipe era tido apenas como mais um ponto de passagem das tradições culturais de outros estados e regiões do país. Hoje, nós resgatamos o São João de Aracaju e ainda assumimos a posição de porta de entrada para os festejos juninos do estado”, disse Conceição.

Ela afirmou que a maior prova da dimensão que a festa alcança é justificada através do apoio que grandes empresas nacionais estão concedendo ao Forró Caju. “A Varig, a Nestlé e a Brahma, que divulgará a festa em um milhão de latinhas de cerveja, querem agregar suas marcas ao Forró Caju. Essa é a maior prova do sucesso nacional da festa”, enfatizou Conceição.

REFLEXÃO
Um dos principais pontos, que segundo Conceição revelam a preocupação da atual administração com a preservação cultural, é a realização do Fórum de Forró, que abre a temporada dos festejos juninos de Aracaju e reúne pesquisadores, músicos, estudantes e interessados na cultura nordestina. “Isso demonstra a preocupação da administração em promover uma reflexão qualificada a respeito da cultura junina. Durante as quatro edições o Fórum já fez homenagens a grandes expoentes da música nordestina e ainda é o único evento do gênero no Brasil”, justificou Conceição.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.