[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em uma instituição que tem criatividade até no nome, nem a decoração natalina poderia ser convencional. O colorido típico das festas de fim de ano está presente e bastante iluminado no Centro de Criatividade, em Aracaju, mas na forma de uma árvore de Natal ecológica, fruto do trabalho e da dedicação dos alunos da unidade e da comunidade do bairro Getúlio Vargas, onde fica o centro. A árvore foi inaugurada com festa na noite de quarta-feira, 7.

Essa é a quinta vez que o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), viabiliza o projeto no Centro de Criatividade. Os números do grande adereço natalino impressionam: são 15 metros de altura, mais de cinco mil garrafas pet utilizadas e 20 dias de produção. O diretor da instituição, Isaac Galvão, destaca a participação da comunidade do Getúlio Vargas nesse processo. “Foram os moradores que juntaram as garrafas e doaram para que fizéssemos a árvore”, conta.

Alunos da rede pública de ensino também foram envolvidos na produção da árvore de Natal ecológica, tanto na prática de montar o adereço, como em debates sobre desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos ambientais. “Já que nosso principal objetivo com a árvore é despertar a sociedade para as causas do meio ambiente, nada melhor que atrair os estudantes para essa atividade”, defende Isaac.

Noite de festa

A inauguração da árvore de Natal ecológica transformou-se num grande evento, com direito a apresentação da Filarmônica Sagrado Coração de Jesus e do coral da Escola de Artes Valdice Teles. Alunos dos cursos de técnica vocal e de violão, promovidos pelo Centro de Criatividade, também se apresentaram. Várias famílias que vivem nos arredores da instituição prestigiaram a festa, muito curiosas para ver a árvore acesa pela primeira vez.

A estudante Mirele de Oliveira, de 16 anos, foi com os tios e o priminho Gustavo. Ela diz que o projeto contribui para a conscientização da comunidade sobre preservação do meio ambiente. “Temos muitos problemas aqui no bairro no que diz respeito ao lixo, pois muitas pessoas jogam na rua, emporcalhando o bairro e fazendo com que as doenças se proliferem com mais facilidade. A árvore leva às pessoas a mensagem de que esses hábitos são perigosos”, opina.

O gráfico Elion Santos levou os filhos Paulo Henrique e Lúcia Bianca à festa de inauguração da árvore e destacou a beleza da árvore. “Como ela é muito alta e fica aqui no ponto mais alto do Getúlio Vargas, dá pra vê-la de vários pontos. A comunidade fica muito agradecida, porque uma árvore bonita como essa embeleza ainda mais o nosso bairro nas noites de Natal”, declara Elion.

A árvore de Natal ecológica é uma criação do artista plástico Edimar Santos e ficará acesa até a noite de 8 de janeiro, quando se encerra o ciclo natalino.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.