[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No dia consagrado à cultura e ao cinema brasileiro, 5 de novembro, o vice-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira no gabinete do prefeito com representantes de diversos segmentos da cultura e arte de Sergipe. Entre eles, a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Tânia Soares; o presidente do Sindicato dos Artistas de Sergipe, Isaac Galvão; a diretora de cultura da Sociedade Semear, Carmem Liberato; e o ex-presidente da Funcaju, José Francisco dos Santos.

Segundo Isaac Galvão, o objetivo da reunião ocorrida hoje à tarde foi levantar alguns pontos em relação à importância da implantação de um Conselho Municipal de Cultura. Além disso foi discutida a criação de um Fundo Municipal Cultural, substituindo a Lei de Incentivo à Cultura. A questão do tombamento do Cine Rio Branco, da Lei de Patrimônio Municipal e a representação das entidades culturais no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Condurbe), também entraram na pauta.

“Nós estamos fazendo um apanhado geral para que se possa discutir a cultura não somente com os órgãos municipais, mas também com os poderes Executivo e Legislativo, além dos órgãos culturais. É necessário que se tenha uma visão ampla da cultura e que não trate da cultura apenas como atividade artística, lúdica, mas que se tenha uma visão muito mais ampla nesse contexto”, completa o ator Isaac Galvão.

“Essa foi uma audiência pedida pela Ecos, que é uma entidade que representa todos os artistas na comemoração do dia da cultura. A decisão dos artistas é que, ao invés de fazer festa teríamos audiências com o Executivo, o Legislativo, Câmara de Vereadores, Estado e Prefeitura”, afirmou Isaac.

Para Tânia Soares, o encontro foi considerado proveitoso. “Discutimos alguns pontos que o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, falando em nome do prefeito Marcelo Déda, se comprometeu em atender e outros que depende de leis. Mas o importante é que juntos vamos procurar a melhor forma de contemplar a cultura sergipana”, disse Tânia Soares.

Segundo Edvaldo Nogueira o compromisso da administração do prefeito Marcelo Déda é ter a cultura como algo fundamental para a sociedade. “Nós achamos que um povo só tem a sua verdadeira independência e o verdadeiro fator de se impor como uma sociedade se tiver cultura. A humanidade resistiu a tanta coisa, mas se não tiver cultura ela não resiste. A cultura nos dá embasamento, nos torna seres humanos”, garante o vice-prefeito.

“A cultura é o alimento da alma e nós precisamos desse alimento para fortalecer nossas convicções. O dia em homenagem a cultura é dia de comemorar, de brindar e de reafirmar nossa crença, a crença do prefeito Marcelo Déda, que é um homem muito ligado a cultura”, concluiu Edvaldo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.