Arte em forma de brincadeira aproxima público e natureza
A reciclagem de materiais é a palavra de ordem na produção de peças de artesanato ecologicamente correto. Artistas plásticos convidados ou que integram projetos da PMA, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), ensinam a produzir desde brinquedos e peças de decoração até móveis. Na oficina Tudo Encaixa, por exemplo, os participantes aprendem a montar diversas formas aproveitando garrafas peti, inclusive sofá e puffs.
Papel e papelão usados também deixam de ser lixo para virar vasos e cestas, entre outras peças, nas oficinas de Reciclagem. Com algumas dobras, o papel também se converte em animais e flores através da milenar técnica chinesa de Origami. Tecidos, espuma e papelão surgem personagens na oficina de Fantoches. Fios de cobre e ferro retorcidos também ganha novas formas e é transformado em representações humanas e de objetos como bicicletas, carros ou o que a imaginação permitir, na oficina de Arte com Metal.
“Nossa missão é dar as ferramentas e fazer pessoas de todas as idades liberarem sua criatividade. A proximidade com a natureza inspira ainda mais os participantes”, opina o estudante de Artes Visuais Júnior Curvelo Santana, que ministrou a oficina de Origami. ”A habilidade e a sensibilidade de cada um cria objetos novos e bonitos e ajudam a transformar materiais que iriam para o lixo em coisas úteis e agradáveis ao olhar”, defende a presidente da Funcaju, Lucimara Passos.
O esporte e os jogos também fazem parte da programação do Primavera de Todos. Foram montadas mesas para a xadrez, dama e dominó, onde os visitantes são estimulados a participarem. O mesmo acontece com nos campos e quadras ao ar livre de vôlei, futebol, basquete e futsal. As atividades ainda incluem outras atividades de recreação e o resgate de brincadeiras, como a bola de gude, o jogo de argolas, a corrida de saco e o queimado.
Todos os eventos tiveram início às 9 horas e seguem durante todo o dia. A PMA forneceu todos os materiais e a estrutura. O público tem acesso gratuito a todos os espaços, sem precisar fazer inscrição.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]